Foto:Divulgação/Notisul
Foto:Divulgação/Notisul

Tubarão

“Histórias de Vida… Histórias de Bem Viver” é o título de um livro escrito por 27 alunos da Melhor Idade, à disposição na Unibave em Orleans. A obra, que teve início em 2014 com a Unibave da Vitalidade, é um projeto de socialiação de histórias de vida e formas de bem viver dos integrantes.

Para Souvenir Maria Fontanella Possamai, uma das autoras, o projeto é muito interessante, pois as pessoas não param para registrar a história. “Esse é um exemplo de iniciativa que nos estimula a escrever, pesquisar e recordar. Um trabalho envolvente que ficará para os nossos filhos lá na frente, pois a gente nunca perde o que registra”, descreve.

Segundo especialistas, diversos fatores devem ser observados quando se fala em envelhecer com qualidade de vida, entre estes a atividade intelectual, a religiosidade, o lazer e as relações sociais. “É comum os idosos serem acometidos por doenças crônicas específicas da idade, porém a qualidade de vida pode ser mantida com criatividade e lazer, sem dispensar os cuidados com a saúde”, diz a gerontóloga Mariana Almeida, da Associação Brasileira de Gerontologia.

Conforme a Unibave, um lançamento oficial foi promovido no último domingo, com direito a sessões de autógrafos por parte dos alunos e de fotos, e confraternização entre amigos e familiares. Foi no palco da IV Cocafest, em Cocal do Sul. O trabalho foi coordenado pelas professoras Karina Donadel Carvalho, Andreia de Lima e Edina Furlan Rampinelli.