A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a gripe continua e agora é a vez dos caminhoneiros e motoristas de transporte coletivos. Hoje, 27, os profissionais devem comparecer em uma das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para se imunizarem. Os postos possuem horário de funcionamento das 13 às 16 horas e as distribuições de senhas começarão a partir das 13 horas.

Para garantir a imunização, os motoristas precisam levar algumas comprovações que serão exigidas na unidade, como: carteira de motorista C ou superior, e comprovante que trabalha na função preconizada (folha de pagamento, contribuição do INSS ou outro documento que comprove que está ativo na função de caminhoneiro ou motorista de transporte público).

É importante ressaltar que a ida aos ambientes de saúde deverá sempre ser acompanhada do uso da máscara de proteção individual. Os demais grupos de risco, como profissionais de segurança, salvamento e do sistema prisional da segunda etapa já foram imunizados in loco.

Mais de quatro mil pacientes crônicos se imunizaram
Na quinta (23) e sexta-feira (24), os pacientes crônicos e de condições clínicas especiais do município foram garantir a imunização nas Unidades Básicas de Saúde. No total das duas tardes, foram mais de 4,3 mil pessoas que receberam a dose.

“As tardes foram bem tranquilas. Mesmo com bastante gente, não tivemos nenhuma unidade com aglomeração e percebemos que conseguimos nos organizar nesse sentido. Estamos conseguindo atender os pacientes que o Ministério da Saúde preconiza como doentes crônicos”, relata a coordenadora da Atenção Básica, Vanessa Venâncio.

Entre os imunizados estavam os pacientes com doenças respiratórias crônicas, cardíacas crônicas, renais crônicas, hepáticas crônicas, neurológicas crônicas, diabetes, imunossupressão, obesos de grau III, transplantados ou portadores de trissomias.