Priscila Alano
Tubarão

Este é considerado como um período de desafio para os profissionais da saúde no estado em relação a gripe A. Em 2009, agosto foi o mês de pico de registros de casos em Santa Catarina.

O diretor da Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive), Luis Antônio Silva, aconselha as pessoas a evitarem locais aglomerados e ficar em casa se estiverem com algum tipo de infecção respiratória. “Percebemos que as pessoas abandonaram os hábitos de higiene. Todo cuidado é essencial, especialmente agora. O frio deve continuar até setembro e não podemos vacilar”, frisa Luis Antônio.

Em Santa Catarina, o diretor da Dive garante que a situação está sob controle. O que preocupa são os números do estado vizinho, o Paraná, onde 16 pessoas faleceram vítimas da gripe A este ano. São mais de 2,5 mil casos registrados até agora. “Monitoramos as cidades catarinense que fazem divisa com o Paraná e em algumas já percebemos o aumento de casos de doenças respiratórias. Quem for viajar deve ter cuidado redobrado”, recomenda Luis Antônio.

A experiência em Tubarão

Em Tubarão, cerca de 70% dos moradores receberam a vacina contra a gripe A este ano. Em função da experiência vivenciada no ano passado, todos os profissionais que atuam na área da saúde também estão preparados para atender os casos que surgirem.
“Percebemos que até os casos de infecções respiratórias comuns, como os resfriados.

As gripes diminuíram. Por conta do susto do ano passado, a população redobrou os cuidados”, afirma o secretário de saúde da prefeitura de Tubarão, Roger Augusto Vieira e Silva. Além de não abandonar os hábitos de higiene e etiqueta de tosse, Roger também aconselha que as pessoas com resfriado evitem locais aglomerados. “Além disso, o uso do álcool gel para higienizar as mãos também ajuda a evitar outros tipos de doenças virais, como a conjuntivite”, recomenda o secretário.

Etiqueta da tosse

O que fazer quando estiver com gripe ou resfriado

• Na rua – Cubra o nariz e a boca. Se não tiver lenço, procure um local para lavar as mãos. O ideal nesse caso é carregar álcool gel na bolsa.
• Nas escolas ou trabalho – Em caso de doença febril com tosse, o melhor é evitar sair de casa, pois em escolas, creches ou no local de trabalho, o contato é bastante próximo.
• À mesa – Quando a tosse aparecer, vire-se de lado, com a cabeça baixa, e coloque o guardanapo à boca. Se a tosse continuar, levante-se e deixe a mesa. Procure beber água e espere a crise passar.
• No cinema – Procure sentar nas poltronas laterais das fileiras. Quando tossir, abafe o som com um lenço ou saia da sala até que a crise passe.

Gripe A no estado

Em 2009
Casos notificados: 7.594 (3.187 foram confirmados).
Óbitos: 148
Em 2010
Casos notificados: 614.
Óbitos: 1
Fonte: Dive

Gripe A em Tubarão

Em 2009
Julho: 19 casos notificados.
Agosto: 158 casos notificados.
Em 2010
Junho: 5 casos notificados.
Julho: 2 casos notificados;
Agosto: nenhum caso notificado até ontem.

Fonte: Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar e Farmacovigilância do HNSC.