A tradicional Festa de São João Batista, padroeiro da cidade de Grão-Pará – muito aguardada pela população e cidades vizinhas -, que seria realizada entre os dias 19 e 24 deste mês, sofreu alterações em sua programação em função da pandemia da Covid-19. Esta é também uma das maiores festas juninas do Estado.

Todos os eventos artísticos e culturais, inclusive a queima da fogueira e o show pirotécnico, foram cancelados. Conforme a coordenação do Conselho Pastoral da Comunidade (CPP), a medida se fez necessária para seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), evitar as aglomerações nos espaços públicos e, assim, a disseminação do coronavírus.

No entanto, a festa mais importante do município e seu padroeiro não poderiam deixar de ser lembrados e exaltados. Então, no próximo dia 24 haverá a Santa Missa na Igreja São João Batista, às 10h.

A igreja estará aberta para receber os fiéis, mas o número será limitado. Em função disso, o CPP informa que as pessoas podem acompanhar a celebração religiosa pelas redes sociais.

No mesmo dia, será realizada a procissão motorizada em honra ao padroeiro. A saída será da gruta da localidade de Rio Pequeno com benção dos carros na Igreja Matriz.

A fogueira, de cinco metros de altura, foi erguida de forma simbólica para manter a tradição do anúncio do nascimento de São João Batista.

Assista ao vídeo com as informações sobre a tradicional festa do padroeiro da cidade.