Foto: Reprodução Internet

O Governo de Santa Catarina recebeu neste sábado (18), medicamentos enviados pelo Ministério da Saúde (MS) que fazem parte do chamado “kit intubação”. Eles foram adquiridos em compra internacional e já começam a ser distribuídos para unidades hospitalares do Estado.

Os insumos foram entregues ao centro de distribuição catarinense após complexa operação de transporte realizada pelas Forças Armadas. Os medicamentos fazem parte do kit intubação e devem suprir o quantitativo das unidades pelo período de dez a quinze dias.

Além disso, para contingenciar e controlar os estoques de fármacos, como bloqueadores neuromusculares, no dia 23 de junho a SES suspendeu as cirurgias eletivas que necessitariam de anestesia geral.

Além dos kits de medicamentos, Santa Catarina recebeu essa semana um lote com 250 monitores multiparâmetros para instalação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, o MS entendeu a necessidade de uma compra centralizada para atender os estados da Federação.

“A Secretaria da Saúde (SES), por meio do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), segue planejando ações de enfrentamento à pandemia e ampliando leitos em todo o Estado”, destaca.