Tubarão

Há cem dias no comando do executivo tubaronense, o prefeito Manoel Bertoncini (PSDB) faz uma autoavaliação de seus primeiras ações e das dificuldades enfrentadas por sua equipe neste começo de mandato. Ele considera os três primeiros meses deste ano como bastante difíceis, especialmente em função das chuvas – no dia 2 de janeiro vários bairros de Tubarão ficaram completamente alagados. Nesta época, a equipe não estava nem mesmo empossada ainda.

Apesar dos percalços, Bertoncini não deixa de citar ações que considera grandes conquistas. “O piso salarial dos professores, por exemplo, foi um dos projetos implantados no nosso governo, meu e do Pepê (o vice prefeito, Felippe Luiz Collaço – PP). Colocar isso em prática é uma honra”, declara.
Os trabalhos realizados nos 100 primeiros dias estão engajados em quatro áreas: indústria e comércio, saúde, educação e infraestrutura. Existem projetos para implantar uma área industrial na cidade, a fim de criar novas oportunidades de emprego. “Já demos o ponta-pé inicial”, garante o prefeito. Ele estuda ainda junto ao secretário de administração, Carlos Eduardo de Bona Portão, o Preto, melhorias e adequações na estrutura municipal.

Bertoncini tem dado continuidade às ações da gestão passada e acredita que, junto com Pepê e toda a equipe de governo, terá condições de fazer o que a cidade precisa neste e nos próximos anos. “Além das nossas iniciativas, firmamos um compromisso com a cidade para resolver a questão das negativas de débito, o que possibilitará a captação de verbas estaduais e federais”, relembra.

Prioridades
Bertoncini destaca a construção do Pronto Atendimento Municipal 24 horas como a maior prioridade de seu governo para este ano. Segundo ele, o projeto será iniciado ainda neste ano. A execução da ponte da Guarda também faz parte da lista. Bertoncini revela que as licitações para tentar viabilizar a execução da obra já estão em andamento.
O setor de educação também será bem assistido pelo prefeito durante os quatro anos de governo. “Temos projetos para novas escolas e creches. A educação é a base de uma boa administração”, defende o prefeito de Tubarão.