Governo de SC reconhece emergência de 5 cidades com estragos por causa das chuvas

O governo catarinense reconheceu a situação de emergência de cinco cidades que tiveram prejuízos com as chuvas em janeiro: Blumenau, no Vale do Itajaí, Penha, no Litoral Norte, e Grão Pará, Rio Fortuna e Nova Veneza, no Sul. A homologação vale por 180 dias.

O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (20). Esses municípios tiveram prejuízos como pessoas desalojadas e desabrigadas, alagamentos, destelhamentos, quedas de muros e árvores, danos em estradas e falta de luz e água.

Segundo o secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, a homologação da situação de emergência pelo governo estadual possibilita que o município tenha acesso a uma série de benefícios relativos à ajuda humanitária e ações de reestruturação.

A homologação estadual é uma condicionante para o reconhecimento da situação de emergência pela União, informou a Defesa Civil.

Estragos

Em Blumenau, as fortes chuvas atingiram a cidade em 17 de janeiro. Segundo a prefeitura, 64 ruas e 13 unidades educacionais tiveram danos pelas chuvas. Os prejuízos ocorreram em 22 bairros do município. O relatório de estragos contabiliza danos públicos na pavimentação, drenagem e calçadas.

Em Penha, conforme a prefeitura, 47 pessoas ficaram desabrigadas, 400 famílias desalojadas e 1,3 mil residências foram afetadas. A chuva ocorreu no mesmo dia de Blumenau.

A SC-370 e a Serra do Corvo Branco, região de Grão Pará e Rio Fortuna, foram parcialmente interditadas em 14 de janeiro por risco de desmoronamento. O trecho da Serra do Corvo Branco foi reaberto em 13 de fevereiro. A SC-370 chegou a ser interditada novamente em fevereiro, mas o tráfego já foi liberado.

Em Nova Veneza, segundo a prefeitura, 290 residências, 28 lojas e três empresas foram atingidas. Três famílias precisaram deixar seus lares e outras 12 ficaram isoladas na localidade de Sanga Curta, no interior do município. A chuva foi em 17 de janeiro.