#pracegover Na foto, dois homens colocando caixas de vacina em um carro para a entrega
Foto: Mauricio Vieira/Secom

Novas doses das vacinas contra a Covid -19 já estão a caminho das Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVES) das regionais de saúde de Santa Catarina. Os imunizantes começaram a sair da Grande Florianópolis por volta das 7h30, desta quinta-feira, 25, com destino a Chapecó, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Concórdia, Lages, Rio do Sul, Joaçaba e Videira. Em seguida, foram enviados lotes para Joinville, Jaraguá do Sul e Mafra. E a partir das 13h, serão encaminhados para a Grande Florianópolis, Tubarão, Araranguá e Criciúma, Blumenau e Itajaí.

As vacinas seguem via terrestre com o apoio das forças de segurança do estado que fazem a escolta. A previsão é entregar todas as doses ainda nesta quinta-feira. A prioridade dessa remessa é ampliar a vacinação de idosos. Agora, serão incluídos na vacinação os idosos entre 80 e 84 anos.

O secretário da Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, que está em Brasília participando da Assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e reunião do Conselho Intergestores Tripartite, destacou a atuação do Estado no sentido de viabilizar mais uma vez a distribuição das vacinas às regionais em tempo recorde. “O Estado está fazendo sua parte garantindo que essa vacina chegue rapidamente aos municípios.  Precisamos destacar que não podemos relaxar com os cuidados para evitar a proliferação do vírus”, disse.

Ao todo, o estado recebeu na quarta-feira, 24, o total de 107.700 doses: 59.500 da vacina Oxford/AstraZeneca e 48.200 doses Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul