Foto: Corpo de Bombeiros

Depois do acidente envolvendo cerca de 20 funcionários na manhã desta terça-feira, a empresa Global Casing emitiu uma nota informando que não houve vazamento de produto químico e que o acidente foi ocasionado por uma reação química dentro de um pequeno galão plástico.

“Esclarecemos que não há tubulações ou encanamentos condutores de agentes químicos. Após inspeção das circunstancias do acidente, apurou-se que o acidente foi ocasionado por uma reação química dentro de um pequeno galão plástico, onde, por erro humano consistente na inobservância dos rótulos existentes, ocorreu a mistura de dois reagentes, que por sua vez causaram evaporação do produto, que foi inalado pelos colaboradores próximo ao local, causando intoxicação em graus diversos, a depender da proximidade dos colaboradores do agente”.

Quatro vítimas apresentaram sintomas de intoxicação e mal-estar e duas delas tiveram dispneia e convulsão. Todas foram encaminhadas ao hospital Santa Terezinha com o quadro de saúde estável. Algumas já foram liberadas e outras seguem em observação pelas próximas horas.

Por conta da alta demanda de pacientes, o atendimento no Hospital Santa Teresinha chegou a ficar comprometido, mas a situação já foi normalizada.

Leia a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO / Acidente com reação entre produtos químicos – Global Casing / 02-11-2021

Diante das especulações decorrentes do acidente ocorrido, em que alguns colaboradores foram hospitalizadas por intoxicação, a empresa Global Casing esclarece que:

1 – Não houve “vazamento de produto químico”. Esclarecemos que não há tubulações ou encanamentos condutores de agentes químicos. Após inspeção das circunstancias do acidente, apurou-se que o acidente foi ocasionado por uma reação química dentro de um pequeno galão plástico, onde, por erro humano consistente na inobservância dos rótulos existentes, ocorreu a mistura de dois reagentes, que por sua vez causaram evaporação do produto, que foi inalado pelos colaboradores próximo ao local, causando intoxicação em graus diversos, a depender da proximidade dos colaboradores do agente.

2 – Esclarecemos que a empresa tomou todas as medidas necessárias para garantir a integridade física dos colaboradores, interrompendo a sua produção e evacuando todos do local, prestado os primeiros socorros e acionado também as unidades móveis de saúde e corpo de bombeiros, vindo os trabalhadores afetados a ser, posteriormente, encaminhados, atendidos e tratados pelo Hospital Santa Terezinha, onde alguns colaboradores ainda permanecem em observação, mas já sem risco iminente, sendo os mesmos liberados à medida que verificada a melhora de seu quadro.

3 – Esclarecemos que não houve necessidade de condução para hospitais com UTI.

4 – O SESMT/ Serviço de Segurança do Trabalho foi acionado, tendo acompanhado os trabalhadores atendidos no hospital, executado a verificação das causas do acidente, de modo a garantir que o incidente em questão não volte a ocorrer, oportunidade em que esclarecemos que o referido fato é o primeiro ocorrido em muitos anos de atividade da empresa, visto que a Global Casing sempre primarou pela saúde e integridade de todos seus colaboradores.

5 – Por oportuno, registramos que a Empresa Global Casing está despendendo toda atenção e auxílio necessário aos seus colaboradores, inclusive designando funcionários para fazer o acompanhando da evolução clinica de cada um junto ao hospital durante o período em que lá se encontram.
Sem mais,

A Direção da Empresa.
SESMT – Serviço de Segurança do Trabalho.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul