Foi registrado no amanhecer desta segunda-feira (25) temperaturas negativas, no Vale do caminho da Neve, situado a 3 km do centro de São Joaquim. Em consequência destas baixas temperaturas, os veículos ficaram recobertos com uma considerável camada de gelo que dava, até mesmo, de raspar.

Assim como os carros na rua, os campos também ficaram repletos de gelo, lembrando as tradicionais geadas de inverno, só que, desta vez, em plena Primavera. O frio deixou os agricultores preocupados na serra Catarinense, já que uma geada, nessa época do ano, poderia trazer riscos consideráveis para a produção.

Por sorte o vento começou a agir por volta das 4h da manhã dissipando a intensidade da geada que poderia ter provocado danos, principalmente aos pomares de maçã. No Vale do Caminhos da Neve, uma máquina chamada de Wind Machine entrou em ação para evitar que o gelo comprometesse a safra da maçã naquela área.

Essa foi a sétima geada de Outubro e geada de número 117 no ano de 2021 no topo da Serra. As mínimas abaixo dos 11°C:

-0,4 S.Joaquim/G.H
0,3 Painel/G.H
0,9 Urupema/Epagri
0,9 B.Jardim/Epagri
1,1 Vargem Bonita/Estações Keiser
1,7 Fraiburgo/Estações Keiser
1,8 Urubici/Epagri
2,4 Água Doce/DSoares
2,9 Lebon Régis/Estações Keiser

Dados compilados por Ronaldo Coutinho e Piter Scheur em Estações Governamentais e Particulares padronizadas.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fotos: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online