#Pracegover Na foto, gato-do-mato deitado em uma estrada
Foto: Reprodução Redes Sociais

Um gato-do-mato foi encontrado morto na região da Madre, em Tubarão, nesta quarta-feira (21). O animal foi encontrado por um morador e foi levado para o Hospital Veterinário da UniSul.

De acordo com a universidade, a morte foi causada por atropelamento. O animal está congelado e será enviado para a PUC do Rio Grande do Sul, para que os pesquisadores possam fazer um estudo genético.

O estudo será coordenado pelo Centro Nacional de Predadores do ICMBio, para tentar identificar o padrão genético da  espécie já que a região em que menos há informações sobre o gato do mato é o Sul de Santa Catarina, justamente pela falta de encontro desse animal.

O gato-do-mato é muito confundido com a jaguatirica. É um animal de pequeno porte, de coloração amarela a castanha, com fileiras de manchas grandes pretas, mede entre 40 a 55 cm e pesa em média de 1 kg a 3,5 kg.

Já a jaguatirica tem coloração que pode variar entre amarela, preta, cinza, marrom e branca. Possui manchas e listras no corpo todo; é um felino mediano, seu tamanho varia de 70 a 100 cm de comprimento e pesa entre 7 e 16 kg.