Ao longo de muitas décadas, o torcedor brasileiro acostumou-se a sempre esperar grandes conquistas da seleção. Mesmo com eventuais tropeços e derrotas, o Brasil estava constantemente levantando troféus e dando espetáculo, com diversos craques em campo. Essa, porém, não é mais a realidade do nosso futebol e muitas pessoas estão tentando prever o futuro da “amarelinha” por meio de apostas na Sportsbet.io.
Até 2002, última vez em que a seleção venceu a Copa do Mundo, o Brasil contava com uma incrível quantidade de grandes jogadores. Para se ter uma ideia, Felipão deixou fora daquela convocação nomes como Romário, Alex, Djalminha, Élber, Marcelinho Carioca, entre muitos outros.
Todos esses seriam titulares absolutos hoje em dia, mas naquela época, nem na reserva durante a Copa do Mundo ficaram. Isso mostra como o futebol brasileiro vem perdendo qualidade. Outro dado que ilustra a situação é que, desde 2007, quando Kaká brilhou com a camisa do Milan, nenhum jogador do Brasil voltou a vencer o prêmio de melhor do mundo.
Este é, sem dúvidas, o pior momento vivido pela seleção brasileira, em termos de qualidade dos jogadores. E não há nenhum sinal de que a situação possa melhorar no futuro próximo, embora, é claro, o futebol seja muito dinâmico e, de repente, dois ou três jogadores despontam e mudam todo o cenário.
Mas, para deixar o momento ainda mais nebuloso, o Brasil iniciou um novo ciclo há quase um ano, quando Tite deixou o comando da seleção, e, até agora, ninguém sabe quem será o novo comandante.
O nome de Carlo Ancelotti chegou a ser divulgado pela CBF, mas nunca houve um anúncio formal de um acerto com o italiano. Ao contrário, em todas as entrevistas que dá, o atual treinador do Real Madrid parece querer se distanciar da seleção brasileira.
Por tudo isso, o futuro ainda é uma incógnita. Com escassez de grandes jogadores, sem treinador e acumulando vexames, o Brasil de hoje não é nem sombra da seleção que, em um passado não tão distante, encantava torcedores e aterrorizava adversários.
Será que há alguma chance de o Brasil chegar bem para a disputa da Copa de 2026? Faltando cerca de três anos para o torneio, ainda há muita água para rolar, mas é preciso que passos importantes sejam dados o quanto antes, a começar pela definição do novo treinador.
Vejamos, portanto, o que acontecerá no futuro próximo. O cenário é bastante incerto, mas, ao longo da história, o Brasil construiu uma trajetória que permite ao torcedor, mesmo em situações adversas, ter sempre uma ponta de esperança na camisa amarela.