Amanda Menger
Tubarão

Seis casas ficaram destelhadas na comunidade de Lajeado, na divisa de Tubarão com Treze de Maio, após a passagem de um possível tornado, no fim da tarde de sábado. A previsão do tempo indicava a possibilidade de chuvas fortes e temporais isolados, devido à passagem de uma frente fria e do forte calor.

A notícia foi destaque em rede nacional, com imagens de um cinegrafista amador, exibidas no Fantástico, programa dominical da Rede Globo. Além disso, sites na internet citavam o ocorrido com fotos feitas por internautas.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a comunidade chamou a equipe para cortar árvores, que ameaçavam cair até mesmo sobre as casas. A porta de uma residência foi arrancada pela força do vento e caiu em cima da perna de uma mulher, que teve ferimentos leves.

A chuva, acompanhada de vento, foi filmada por um morador do bairro São Cristóvão, Rodrigo José da Silva. “Minha casa fica a uns quatro quilômetros do local e eu vi três formações, a primeira foi pequena. Pensei em pegar a câmera, mas achei que não iria dar em nada. Na segunda, peguei a máquina, mas não deu tempo e a terceira consegui gravar tudo”, relata.

Depois que o tornado passou, Rodrigo foi junto com amigos até o local para ver o resultado. “Vimos algumas casas sem o telhado, duas parabólicas arrancadas e uma destas residências ficou bem destruída”, relata.