Tubarão

Em outubro do ano passado, o Notisul trouxe com exclusividade, que se a situação financeira da Fundação Educacional Joana de Angelis não melhorasse, a instituição poderia fechar as portas. Pouco mais de quatro meses, a informação é outra: devido a ajuda de muitos colaboradores da cidade e região a dificuldade econômica deu espaço a esperança de um amanhã melhor.

De acordo com a diretora-presidente da fundação, Sandra Regina Medeiros Nazário, a entidade passou por momentos difíceis no ano passado: vencimentos salariais, férias e 13º estavam comprometidos. “Precisávamos vencer o último ano, mas as dificuldades eram muitas. Os convênios que tínhamos não supriam as despesas. Fizemos algumas reformulações e tudo se ajeitou. Mas a contribuição que recebemos de diversos colaboradores ajudou muito e nos permitiu sonhar um pouco mais”, afirma Sandra.

Ela conta que para aumentar a receita da instituição e dar continuidade aos trabalhos, há alguns anos é promovido  a ‘Campanha Padrinho Afetivo’. O objetivo é incentivar a população a colaborar com recursos que podem ser descontados na fatura de energia ou débito em conta na Caixa Econômica Federal. “ Aquele que quiser colaborar pode mandar um e-mail para o feja.aeducacional@gmail. com ou entrar em contato por meio do whatsapp (48) 99807-1416”, destaca.

A fundação é mantida por meio de convênio com o governo Federal com o repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), no entanto, os valores recebidos não suprem a demanda. Atualmente, a fundação mantém 120 crianças, das 7 às 18h. Os menores tem idade  entre 0 a 5 anos em vulnerabilidade social. A instituição está há mais de 23 anos em funcionamento oferecendo educação e assistência social aos pequenos do bairro Passagem, em Tubarão, em período integral. Além dos menores da entidade, crianças de outras seis instituições de ensino são atendidas pela equipe de psicólogos da fundação.

Colaboradores:

Fundação Cerconic, Farol Shopping, Gam Estacionamento, Mário Luminar, Unicred, Func, Unimed, B.Free Digital, Giassi, Angeloni, Havam, Maçonaria Estrela do Oriente, População de Tubarão e região e padrinhos afetivos.