A Defesa Civil de Santa Catarina afirmou que a fumaça das queimadas no Pantanal chegou ao Estado e pode mudar a coloração da água das chuvas e diminuir a qualidade do ar. Há previsão de chuva em todas as regiões nesta quinta-feira e a mudança de cor já pode acontecer.

A fumaça chega carregada por ventos de 1.500 a 2.000 metros de altura. Imagens de satélites foram divulgadas pela Defesa Civil e mostram que a fumaça está na região Oeste de Santa Catarina e atingiu municípios que fazem fronteira com a Argentina e também divisa com o Paraná.

Estas cidades são áreas rurais e as principais fontes de emissão que podem impactar negativamente a qualidade da água de chuva são, normalmente, a movimentação do solo, erosão por ventos, aplicação de agroquímicos, produção de animais, entre outras fontes, como a do presente caso proveniente de queimadas, que se tratam de poeiras, partículas, elementos tóxicos e gases que irão depreciar a qualidade da água.

O órgão estadual informou que após a passagem da frente fria pelo Estado a tendência é de que os ventos dissipem a fumaça que cobre a região Oeste de Santa Catarina.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul