Diretor-presidente da FTC, Benony Schimitz Filho, o presidente da FCC, Zalmir Casagrande, e o diretor de turismo da FCC, Ismail Ahmad Ismail, firmaram a parceria para retomar os passeios de trem pelo Sul catarinense - Foto: Prefeitura de Criciúma

Mais do que ligar o Sul de Santa Catarina onde nem mesmo as estradas chegavam, o trem garantiu o desenvolvimento e o crescimento de toda a região. Até hoje, pelos trilhos da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) as riquezas seguem seus destinos.

Agora, além de desenvolvimento, uma parceria entre a FTC e a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) pretende resgatar os passeios com a Maria Fumaça na região Sul catarinense. O projeto, intitulado ‘Passeio de trem: uma viagem na história’, tem a intenção de iniciar em uma estação que será construída no Parque dos Imigrantes, em Criciúma, e seguirá por diversas rotas.

Mais do que diversão, o projeto resgata uma parte vital da história do desenvolvimento da região e da importância do trem neste contexto. Além disso, os passeios previstos levarão os passageiros por caminhos certamente desconhecidos, caminhos que só o ‘trilho do trem conhece’! Entre as rotas inicialmente planejadas estão Criciúma a Urussanga, Criciúma a Tubarão e Criciúma a Siderópolis e Treviso.

“O passeio de trem com a nossa Maria Fumaça é um resgate na riqueza do nosso município com a ferrovia, que percorrerá pontos históricos. Os turistas desfrutarão de belezas naturais, além das inúmeras atrações a bordo da locomotiva”, anuncia o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Presidente da FCC, Zalmir Casagrande reconhece o foco da administração no desenvolvimento turístico regional. “Ainda hoje a FTC transporta mais de 200 toneladas de carvão para o Complexo termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, e agora queremos resgatar o passeio de trem como opção turística. Reaver essa parte inesquecível da história do município e da região será um marco para nós e para a ferrovia”, valoriza Casagrande.

 

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul