Sexta-feira (5/7) 

Tempo: seco com sol entre algumas nuvens em SC. 

Temperatura: baixa, com geada neste amanhecer e pequena chance de neve na serra catarinense à noite.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas fortes (50 a 80 km/h) no Litoral no fim da tarde e noite.

Sistema: intensa massa de ar polar no Sul do Brasil.

Epagri/Ciram

——————————————————-

Sul do Brasil congela até o domingo

O ar frio de origem polar avança com muita força sobre o Sul do Brasil causando queda de temperatura muito acentuada. As capitais Porto Alegre (RS) e Florianópolis registraram recorde de baixa temperatura para este ano nesta quinta-feira, mas com o frio vai aumentar muito até domingo e novos recordes serão estabelecidos em todas as capitais. É possível que as menores temperaturas fiquem entre -9°C e -5°C. 

Frio extremo e neve no Sul

Esta sexta-feira será marcada por frio muito intenso em todo o Sul do Brasil. A possibilidade de nevar, ou de ocorrer outros tipos de precipitação de inverno como chuva congelada, é grande. A maior probabilidade de ocorrência é nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Além da neve, há também condições para geada nos três estados.

O primeiro fim de semana de julho de 2019 será extremamente frio no Sul do Brasil, com temperaturas vários graus abaixo de 0°C nos três estados. É possível que as menores temperaturas fiquem entre -9°C e -5°C. 

Há condições para geada generalizada, e até de forte intensidade, na madrugada e amanhecer dos dias 6, 7 e 8 de julho de 2019.

—————————————————-

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA

*Rajadas de vento de intensidade moderada a forte*

*Início:* 05/07/2019 às 21h00

*Fim:* 06/07/2019 às 21h00

*Região*: Litoral de Santa Catarina

*Previsão:* Rajadas de vento da ordem de 70 a 90 km/h para o Litoral Sul e Norte, a partir da noite de sexta-feira, associadas a atuação de um ciclone extratropical na costa gaúcha. Em mar, essas rajadas podem ultrapassar 100km/h (ver nota de observação marítima).

*RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

*Ventos fortes:* proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

*Mar agitado:* perigo a navegação e às atividades marítimas, proteger embarcações e apetrechos de pesca.

*Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.*

Defesa Civil de SC

Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi/São Joaquim Online