Em Urupema, conforme a Epagri/Ciram, os termômetros atingiram -5°C perto das 8 horas. Urubici e São Joaquim registraram -2°C. 

Quinta-feira (04/07): 

Tempo: seco com sol em SC, com mais nuvens no norte do estado pela manhã. 

Temperatura: baixa, com mínima próxima de 0°C e negativa nas áreas altas do estado, com formação de geada ampla.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado.

Sistema: intensa massa de ar polar no Sul do Brasil.

———

Previsão de neve para amanhã (5)

Quase todos os anos ocorre alguma neve no Sul do Brasil. Este ano, a possibilidade de nevar, ou de ocorrer algum outro tipo de precipitação de inverno, como chuva congelada e chuva congelante, em áreas baixas, fora de serras, não pode ser completamente descartada. Embora menor, esta chance existe e se ocorrer não será a primeira vez.

 

No começo de julho do ano passado foi registrado neve granular em Pinheiro Machado, no sul do Rio Grande do Sul, região próxima de Bagé. Em meados de junho de 2018 ocorreu chuva congelada em Foz do Iguaçu, no sudoeste do Paraná.

A probabilidade de nevar é moderada a alta nas áreas de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também nos planaltos catarinense. Desta vez, a chance de queda de neve de outras precipitações de inverno é grande até para cidades da serra gaúcha de menor altitude como Canela, Gramado, Caxias do Sul. Em Santa Catarina, a região de Campos Novos, Lages, de Caçador, além das cidades mais altas da serra como Urubici, São Joaquim, Urupema estão entre as áreas com grande chance de ver a neve cair novamente.

———————————-

AVISO DE FRIO EXTREMO

Início: 03/07/2019 às 18h

Fim: 07/07/2019 às 12h

Regiões: todas.

Previsão: temperatura mínima próxima de 0°C no período noturno e amanhecer, podendo chegar a -7°C (negativo) nas áreas altas do Planalto Sul (Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra).  No Litoral, mínima de 0°C a 6°C. 

No período noturno e amanhecer, condição de geada ampla nas áreas altas do estado. Na noite de sexta-feira (05/07) e madrugada de sábado (06/07), o frio intenso e a elevada umidade do ar favorecem a condição de neve nas áreas altas do Planalto Sul.

Sistema: intensa massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil.  

——————–

AVISO de MAR 

AVISO 1 – Mar agitado com risco de ressaca no litoral de SC, passando a grosso com vento forte na sexta-feira e sábado.

Início: 03/07/2019 às 12:00 h

Fim: 06/07/2019 às 21:00 h

Região: Litoral de SC, especialmente de Passo de Torres a Florianópolis.

Previsão:  mar agitado com risco de ressaca no decorrer da quarta e quinta-feira (03 e 04/07), com picos de onda de 2,0 a 3,0 m. No decorrer da sexta-feira e início do sábado (05 e 06/07), mar muito agitado a grosso com picos de onda de 4,0 m, devido a intensificação do vento com rajadas de 60 a 70 km/h. Condição desfavorável para a navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema: proximidade de um ciclone extratropical entre a costa da Argentina, Uruguai e RS, e um intenso sistema de alta pressão (massa polar).

AVISO 2 – Maré alta com risco de alagamentos

Início: 03/07/2019 às 00:00 h

Fim: 05/07/2019 às 23:59 h

Região: Litoral de SC.

Previsão: risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Este fenômeno será provocado pela influência da fase nova da lua (maré de sizígia), vento predominante e persistente do quadrante sul e a forte agitação marítima com ondas de 3 a 4 m próxima ao Litoral.

Recomenda-se especial atenção para os horários e locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.

Associada ao vento sul aumenta a expectativa de melhora na captura das tainhas, especialmente na próxima semana com a virada do vento para nordeste.

Foto de Agencia São Joaquim Online, Urubici (SC)