Imbituba

A Exposição: Freguesia do Mirim – história, cultura e tradição, será aberta ao público no próximo sábado (14), a partir das 15h. A mostra, que estará exposta na Praça de Sant’Ana, foi organizada pela equipe da Viés Cultural Museologia e Patrimônio, que em 2019 foi contemplada no edital do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Procult).

 

A elaboração da mostra foi possível, justamente, devido a aprovação do projeto “Exposição Comemorativa aos 163 anos da Freguesia de Mirim”, no Procult.

 

“Serão 12 painéis espalhados pela Praça do Mirim, contando sobre a nossa comunidade e reescrevendo partes adormecidas da história, por meio de fontes documentais”, disse o organizador da mostra e museólogo, João Paulo Corrêa.

 

A comunidade de Mirim é uma das mais antigas da região, com povoamento de origem açoriana e luso brasileira. Segundo dados históricos, o local existe deste o século XVIII, mas, alcançou status de paróquia e sede de freguesia no século XIX.

 

Em paralelo a exposição, no próximo fim de semana, a Diretoria Municipal de Cultura fará uma grande Ação Cultural no bairro, com direito a apresentação de grupos folclóricos, brincadeira de boi de mamão, inauguração do Museu da Freguesia de Mirim (15 horas) e a reabertura da agência dos Correios.  No sábado, as atividades iniciam às 14h30, e, no domingo, a partir das 9h30.