Capivari de Baixo

A Folia de Reis, é uma antiga tradição portuguesa, que há muitos anos tem percorrido diversas casas em Capivari de Baixo. Ela é uma festa católica ligada às comemorações de Natal, que celebra o nascimento de Jesus e também o momento, quando os três reis magos foram visitá-lo levando presentes.

De acordo com Maria Domingos, essa ‘folia’ a acompanha desde a sua infância e é uma tradição de fé que se mantém firme e forte. “Gosto muito dessa ação e é muito bom cantar o terno de reis, recebe-los em casa e sair para cantar em outras residências.  “Enquanto puder vou sair e acompanhar”, pontua.

Ela explica a importância de manter a tradição. “Nossa intenção não é só relembrar os tempos antigos, mas que Jesus vive e recordar a visita dos Três Reis Magos ao Menino Jesus. Ao ouvir esse verso ‘Acordai se estais dormindo…’ já me emociono. Ficamos felizes ao rever algumas pessoas que não víamos há tempos”, detalha.

Conforme relatos, quando Jesus nasceu, três reis magos foram visitá-lo, levando presentes. Essa data, fixada em 6 de janeiro, passou a ter importância em países de origem latina. Os instrumentos utilizados normalmente são a viola caipira, o acordeom ou sanfona, a gaita, o reco-reco e a flauta. Liderados pelo capitão da folia, seguem reverenciando a bandeira, carregada pelo bandeireiro.

O Evangelho de Mateus relata que magos vindos do Oriente procuravam o rei dos judeus, cujo nascimento fora anunciado a eles por uma estrela. Eles vêm de diferentes caminhos e anseiam pela criança divina. Representam o ser humano de diferentes raças e culturas, de diversas religiões e costumes e pretendem descobrir o mistério da vida. Eles não são mágicos, mas sábios que seguem as indicações das estrelas.

O Dia de Reis é celebrado dia 6 de janeiro, pois segundo a Bíblia foi nesse dia que eles encontraram Jesus. Marca também o momento em que as árvores, os presépios, os adornos e decorações natalinas são retirados. É comum os grupos visitarem as casas nesse dia, tocando músicas e dançando para celebrar o nascimento de Jesus e o encontro com os três reis magos. Em troca, as pessoas oferecem comidas e prendas.