Florianópolis

Palestras, oficinas, networking e muitas capacitações. Essa é a aposta do Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica – Fipe 2020 para reunir cerca de mil pessoas, entre os dias 14 e 17 de abril, no espaço de eventos CentroSul, em Florianópolis. O evento, que é organizado pela Rede Filantropia e considerado um dos maiores do segmento, é o ponto de encontro de profissionais do Terceiro Setor, que estão em busca de profissionalização constante e troca de experiências. Em sua sétima edição, o Fipe já passou por cidades como: Natal, Gramado, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Recife e Rio de Janeiro.

Durante quatro dias serão abordados temas como captação de recursos, contabilidade, legislação, marketing e comunicação, gestão, entre outros. Ao todo, serão mais de 80 palestrantes compartilhando conhecimento. Entre os nome confirmados estão Maria Paula Fidalgo, atriz e apresentadora, que é fundadora da ONG Uma Gota no Oceano e Embaixadora da Paz; e Vicente Carvalho, fundador do site Razões para Acreditar, que atualmente virou uma empresa, realizando projetos para levar inspiração e contar histórias transformadoras.

O encerramento do evento, ficará por conta de José Luiz Tejon Megido, jornalista e publicitário que é considerado uma das maiores autoridades nas áreas da gestão de vendas, liderança, motivação e superação humana, troféu Great Speaker Olmix em Paris e recebeu o Prêmio Destaque Imprensa pela Aeasp em 2016. Além disso, a abertura do evento contará com a apresentação especial dos bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi, de Joinville.

De acordo com o presidente da Rede Filantropia, Marcio Zeppelini, é preciso promover o bem não apenas com boa intenção, mas com profissionalismo para que os projetos sejam de longo prazo. “A proposta do FIFE é oferecer muito conhecimento em diversos segmentos, com foco em gestão estratégica para as Organizações de Sociedade Civil (OSCs), que são conhecidas popularmente como ONGs. Queremos fortalecer o nosso público e dar insumos para que os projetos cresçam cada vez mais”, explica.

Para a diretora executiva da Rede Filantropia, Thais Iannarelli, é preciso saber distinguir filantropia de caridade para que o Terceiro Setor esteja cada vez mais fortalecido. “Caridade é um ato humano, que é muito bem-vindo em projetos sociais. Filantropia, porém, vai muito além. Filantropia é pensar estrategicamente como erradicar uma vulnerabilidade social, a longo prazo, com seriedade, recursos e profissionais. É fazer o bem, mas de forma bem-feita”, completa.

Para outras informações e inscrições acesse www.filantropia.ong/fife.

Sobre o Fipe

O Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (Fipe), é organizado pela Rede Filantropia desde 2014, com o objetivo de abordar os principais temas do Terceiro Setor, com foco em gestão estratégica para as diversas Organizações de Sociedade Civil (OSCs) ao redor do país. O evento já percorreu cidades como, Natal, Gramado, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Recife e Rio de Janeiro, recebendo, em sua última edição, mais de 800 participantes.