#Pracegover Foto: na imagem há pessoas fiscaizando um estabelecimento
#Pracegover Foto: na imagem há pessoas fiscaizando um estabelecimento

No último final de semana três estabelecimentos como pubs e barzinhos foram fechados em Laguna. O motivo por descumprimento às medidas sanitárias adotadas durante a pandemia de Covid-19. Foram registrados problemas em relação à aglomeração de pessoas dentro do estacionamento, música ao vivo e em um terceiro não havia alvará.

De acordo com o coodenador Especial de Vigilância Sanitária, Jadson Fretta, um deles já está seguindo os protocolos e desta maneira, autorizado a funcionar novamente. Ele conta que foi adota uma nova forma de trabalho. Hoje a Vigilância Sanitária realiza uma vistoria prévia nos estabelecimentos. Ela tem como objetivo principal a realização de orientações. Disposição de mesas, cadeiras, quantidade de pessoas que será permitido no estabelecimento e por mesas, locais estratégicos para colocação de álcool, e placas de orientação.

Conforme o coordenador tudo tem sido feito para que quando o estabelecimento abra, ele esteja totalmente de acordo com as normas sanitárias para o enfrentamento da covid-19. Desta forma os clientes terão mais qualidade e segurança ao frequentarem o estabelecimento. “Todos os estabelecimentos devem respeitar as normas sanitárias para o enfrentamento do Covid-19, porém é importante ressaltar que essa responsabilidade não é só dos estabelecimentos restaurante, lanchonetes, bares, mas do próprio cidadão que frequenta estes locais. É importante o papel do cidadão quando está em um lugar seguir todas as orientações para o cuidado com sua saúde e de todos os clientes”, enfatiza.

Ele explica que na vistoria prévia, os fiscais irão confeccionar um croqui, que facilitará as ações futuras. “O proprietário do estabelecimento estará orientado e não terá desculpas, ele assinará um termo de ciência. Vai agilizar todas ações podendo ser contemplados mais estabelecimentos vistoriados nas ações noturnas. Assim, será prestado um serviço de qualidade para os munícipes e turistas em nossa cidade”, assegura.

Quando o fechamento do estabelecimento ocorre por tempo indeterminado Fretta pontua, que ele pode ser desinterditado a qualquer momento, a partir do cumprimento das exigências solicitadas pelo fiscal responsável pela ação. A Vigilância Sanitária de Laguna mudou de endereço e está localizada na Rua Nereu Ramos, 87, no bairro Magalhães .