Seguindo um decreto do Governo Federal, o Brasil não terá horário de verão em 2019, mas, de acordo com o Google, alguns celulares com Android podem ter tido sua configuração de hora alterada automaticamente na madrugada deste domingo (20) ou do primeiro domingo de novembro (3), possíveis datas da mudança, caso fosse ocorrer. 

Isso pode ocorrer porque alguns aparelhos não receberam a atualização do Banco de Dados Global da Autoridade para Atribuição de Números da Internet, órgão responsável por garantir que dispositivos eletrônicos estejam sempre no fuso horário correto.

Para garantir que o celular esteja no horário certo e evitar a perda de compromissos, é possível definir a hora do aparelho manualmente. Confira, no tutorial a seguir, como realizar o ajuste no Android. O Google recomenda manter a configuração até o dia 16 de fevereiro de 2020, que seria a data do fim do horário de verão.

Passo 1: Acesse as configurações do Android e toque em “Sistema”;

Passo 2. Toque em “Data e hora” e desative as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”.

Pronto. Após a ativação manual de data e hora, o celular não receberá atualizações automáticas que ativariam o horário de verão.