Zahyra Mattar
Tubarão

O fim de semana será ensolarado em Santa Catarina após uma semana de tempo instável. Nesta sexta-feira, o sol ainda apareceu entre nuvens, com temperaturas entre 23° C e 25° C nos municípios do sul do estado. Caso a previsão do tempo se confirme, este será o primeiro fim de semana inteiro com sol dos últimos 40. Também serão os primeiros dias sem chuva dos últimos 22.

Em Tubarão, a tranquilidade definitivamente voltou. As águas do rio Tubarão começaram a retornar para o nível normal. Nesta sexta-feira, o nível já estava abaixo dos três metros de altura. De qualquer forma, a Defesa Civil do município continua o monitoramento diário e pontual, especialmente quanto às informações vindas da região de Lauro Müller.

A sexta-feira de sol também melhorou as condições de vários outros municípios do estado. Até quinta-feira à noite, 34 cidades haviam decretado situação de emergência ou calamidade pública por conta dos transtornos com as chuvas. Ainda assim, em Itapoá, cidade do litoral norte mais atingida, a situação ainda é considerada grave pela Defesa Civil do Estado.

Até a 1 horas da madrugada de sexta-feira, o nível do Rio Saí Mirim continuava a subir. Todos os acessos ao município continuam alagados. São 160 desabrigados e cerca de 100 desalojados ainda. Duas pessoas ainda estão desaparecidas. Elas estavam em um barco que virou no mar.