#Pracegover Foto: na imagem há várias bolsas de sangue
#Pracegover Foto: na imagem há várias bolsas de sangue

A unidade de coleta de Tubarão do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) terá alteração no atendimento no próximo mês. Entre os dias 1º de fevereiro e 3 de março, os servidores estarão de férias coletivas e não haverá atendimento na unidade, ela estará fechada. O atendimento mais próximo será em Criciúma.

Os funcionários retornam ao trabalho no dia 4 de março. A realização das férias coletivas nas Unidades de Coleta ocorrem desde 2016, devido ao pequeno número de colaboradores que há para o funcionamento. A experiência das férias coletivas durante estes anos não afetou o atendimento das solicitações de sangue pelos hospitais.

De acordo com o Hemosc, historicamente, nesta época do ano, as coletas são reduzidas pela falta de doadores, já que muitas empresas dão férias coletivas para os funcionários. O estoque de sangue é acompanhando diariamente e as bolsas são remanejadas regularmente de onde está disponível  para os locais onde falta, isto é uma das grandes vantagens de trabalhar em Hemorrede como o Hemosc faz.

É importante que as pessoas acompanhem as informações relacionadas à doação de sangue, porque a necessidade se mantém e temos que atender. Doar sangue é seguro, pois todos os cuidados foram tomados para proporcionar o máximo de segurança para o doador. O sangue é insubstituível. Uma única doação pode salvar várias vidas.

Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos deverão estar acompanhados por um responsável legal) e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário jejum, mas é recomendável uma alimentação sem gordura nas quatro horas antes da doação. Para agendamentos, bem como mais informações sobre as etapas da doação de sangue e onde doar, acessar o site www.hemosc.org.br.