Festival reuniu o público em Imbituba durante quatro dias. Prefeitura apresenta balanço positivo de evento e pretende realizar pesquisa entre os participantes para melhorar a estrutura das próximas edições.

Imbituba

Mais de 50 mil pessoas circularam nos quatro dias da 18ª edição do Festival Nacional do Camarão, em Imbituba lotando as áreas de alimentação, shows, artesanato e negócios, consolidando a escolha da data. De acordo com o prefeito Rosenvaldo Júnior, a ideia de tirar a festa do verão era para atrair turistas em outras épocas à cidade portuária. “E ao final, vemos que deu certo. Foi uma satisfação de público, trouxe movimento em uma época que geralmente não existe para restaurantes e hotéis, e vimos muita gente de outras cidades, vindo para aproveitar o evento”, relata.

O prefeito afirma que será feita uma pesquisa com a organização, restaurantes, hotéis e o público para confirmar os dados, mas inicialmente, o resultado foi positivo. “A nossa ideia é manter o período. Vamos esperar a resposta do público para podermos melhorar, mas com este molde da festa, e os resultados atingidos, creio que este pode ser um grande passo para consolidar Imbituba e o Festival Nacional do Camarão como a maior festa do Sul do Estado”, espera Rosenvaldo.

Neste ano, o tradicional evento apresentou diversas novidades, uma das mais comentadas foi à estrutura completamente coberta. “Para quem está acostumado e vem todo o ano foi nítida a diferença. O público todo com uma estrutura coberta não só o camarim. Além da praça de alimentação ampla, várias bandas gratuitas, parque para as crianças. Realmente, foi outro nível”, compara a farmacêutica Giselle da Silva, de Garopaba e que visita o festival pelo quinto ano seguido.

Festival “Sabores da Zimba” elege melhor prato
O restaurante Canto do Monge, localizado na Praia do Rosa, foi o vencedor do Festival “Sabores da Zimba”. Outra ação inédita que ocorreu paralelamente ao Festival Nacional do Camarão e ultrapassou os limites do pavilhão de eventos. Dezoito restaurantes, espalhados por toda cidade, ofereceram pratos à base de camarão, no valor de R$ 29,90.

O público votou no seu prato preferido e uma comissão de jurados também avaliou os restaurantes nos quesitos: sabor, apresentação, organização e atendimento. O restaurante Canto do Monge foi avaliado como o melhor prato de camarão do festival e recebeu uma placa de homenagem. Os demais restaurantes foram certificados.

Solidariedade
O copo reciclável foi bem aceito pelo público, o que diminuiu 25% do lixo do evento e ainda ajudou o hospital do município. O valor arrecadado será entregue nesta semana para o hospital São Camilo.

Segurança pública
Mais de 100 policiais militares trabalharam no evento e segundo o comandante do PPT, Gilson Klein, o evento foi um exemplo no quesito segurança público. “Verificamos um grande número de pessoas de outras cidades para prestigiar o evento, que transcorreu sem nenhuma ocorrência relevante, tornando o Festival Nacional do Camarão 2017 uma das mais tranquilas edições em relação à segurança pública”, afirma.

Foto: Prefeitura de Imbituba/Divulgação/Notisul