O Festival Gastronômico Baleia Franca chega a sua quinta edição e, neste ano, tem a participação de 23 estabelecimentos de alimentação fora do lar, como restaurantes, hamburguerias, pizzarias e sushis. A iniciativa será de 19 a 30 de setembro, em Imbituba. Além dos atrativos turísticos que a cidade oferece, um dos grandes diferenciais do evento é o valor promocional: cada estabelecimento vai disponibilizar um prato especial no preço único de R$ 49,90.

Serão massas, risotos, opções com frutos do mar, combinados de sushi, pizzas, panquecas, hambúrgueres, calzones, opções vegetarianas, além do acompanhamento de saladas, sobremesas e bebidas em alguns locais. Ao consumir um primeiro prato entre os que estarão em oferta, o cliente também receberá um cartão-fidelidade e o primeiro carimbo; após completar o cartão com 10 carimbos, ou seja, consumindo 10 pratos, ele será contemplado com um brinde especial entregue pelo próprio restaurante.

O Festival é uma realização da Prefeitura de Imbituba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Conta com o apoio do Sebrae/SC e com a parceria da Rota da Baleia Franca (RBF). A ação faz parte do Plano de Retomada do Turismo de Imbituba, em função da crise provocada pela pandemia de Coronavírus, e integra a programação da Semana Nacional da Baleia Franca 2020, como destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turístico da cidade, Giovane Ferreira Pereira.

“Durante agosto, já sentimos um aumento no número de turistas regionais frequentando nossa cidade. Apesar das previsões, temos recebido turistas do Rio Grande do Sul e Paraná também. O Festival Gastronômico conta com um cardápio bastante diversificado, então teremos pratos para atender os mais variados gostos e agradar um público variado também”, ressalta Giovane.

Marcio Rigol Perfeito é proprietário do Empório Zimbeer – um dos restaurantes participantes – e também Diretor de Assuntos de Bares, Hotéis e Restaurantes da Associação Empresarial de Imbituba (Acim). Ele afirma que já participou do evento em edições anteriores e obteve resultados positivos.

“Claro que vivemos um momento diferente e novo para todos, então não dá para fazer uma estimativa, mas o Festival é uma iniciativa que vem para agregar aos bares e restaurantes de Imbituba. Só tenho coisas boas para falar do evento, foi muito bom nos anos anteriores, ele dá bastante visibilidade e faz com que o público nos conheça, então agrega bastante, acredito que esse é o grande diferencial do Festival”, pontua Marcio.

 

Rota da Baleia Franca

De julho a novembro, as baleias-francas escolhem as águas mais quentes e tranquilas do Litoral Sul catarinense para o seu período de reprodução e amamentação, por isto, muitos filhotes também podem ser vistos durante a temporada de visitação destes mamíferos gigantes. Anualmente, a vinda delas para este lado do Oceano Atlântico atrai milhares de turistas para a chamada Rota da Baleia Franca (RBF), composta pelos municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba.

Desenvolvida pelo Sebrae/SC, a Rota é fruto de um projeto que tem o objetivo de desenvolver e fortalecer o turismo e, consequentemente, a economia das três cidades e da região Sul como um todo, atraindo cada vez mais visitantes e garantindo o sucesso dos parceiros locais. Neste ano, a Semana Nacional da Baleia Franca ocorrerá de forma presencial e on-line, inclusive com lives, e a programação completa será divulgada nos próximos dias.

“A Rota da Baleia Franca é um produto de Inverno dos três municípios que a integram. Ela é importante para diminuir a sazonalidade no turismo da região, utilizando o período de visitação das baleias e o ecoturismo de modo geral como uma forma de alavancar os negócios, o turismo regional e o desenvolvimento dos municípios. A Rota já tem cinco anos de mercado, então é um produto que está em consolidação e atende muito o novo perfil de consumo do turismo”, explica a analista da Gerência Regional Sul do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turístico de Imbituba acrescenta que “o fato de termos uma Rota organizada nos coloca num patamar diferenciado de outras cidades e regiões. Há cinco anos, estamos trabalhando o conceito de Rota, mas já podemos perceber os resultados nas taxas de ocupação hoteleira na baixa temporada. Neste ano, em função da pandemia, fica difícil mensurar, mas, em anos anteriores, cerca de 90% dos meios de hospedagem permaneceram funcionando durante a baixa temporada”.

O Festival Gastronômico Baleia Franca integra o calendário anual da RBF. Além do Sebrae/SC, a Rota tem o apoio das Prefeituras de Garopaba, Imbituba e Laguna. Atualmente, ela é coordenada por empresários através do Núcleo Rota da Baleia Franca, desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), com suporte das Associações Empresariais dos três municípios.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul