A tradicional festa de Santo Antônio dos Anjos, realizada em junho, no bairro Magalhães, em Laguna, foi cancelada em função da pandemia do coronavírus. A história de mais de 300 anos de tradição precisou ser interrompida em favor da vida humana. A decisão pelo cancelamento ocorreu nesta terça-feira (19) em reunião virtual dos festeiros.

A pandemia do novo coronavírus leva à suspensão de uma das celebrações religiosas mais populares e com maior número de fiéis católicos de Santa Catarina. A festa em louvor ao padroeiro, com celebrações religiosas e outros eventos é a mais tradicional dedicada a santo Antônio no Estado.

Este ano, a tradição será quebrada e os festejos serão de forma diferente: sem trezena e com celebrações religiosas não presenciais, transmitidas pelas redes sociais. A paróquia optou na reunião pelo resgate histórico por meio de publicações durante o período da trezena de 1º a 13 de junho, divulgando vídeos e fotos antigas da Festa de Santo Antônio, com a locução de festeiros.

O provedor da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Santo Antônio dos Anjo, Leonardo Demétrio, destacou que a festa ocorrerá de forma presencial apenas em 2021. “A única ação que vai ocorrer será a rifa, que vai será prorrogada e sorteada em 24 de dezembro, após a missa da matriz. A Festa de Santo Antônio vai ocorrer ano que vem de 1º a 13 de junho, com a mesma equipe de festeiros desse ano”, pontua Demétrio.

No dia 13 de junho, entre 9h30 e 17h, a imagem de Santo Antônio estará exposta na porta central da matriz. Os membros da irmandade e os festeiros farão a proteção da estátua, com a distribuição dos tradicionais pãezinhos. Uma carreata às 17h deverá ocorrer e uma hora depois, uma live será promovida com a banda Carlos Gomes em frente à matriz. A missa tradicional será feita pela internet.