Tubarão

A produção de arroz é a atividade econômica mais importante do município de Tubarão. Cerca de 70 famílias cultivam o grão, em 5,5 mil hectares. Na safra deste ano, foram produzidos, por hectare, 176 sacos do produto, o que gerou uma produção total de 880 mil sacos. Calcula-se que, anualmente, a cadeia produtiva do alimento – cultivo, beneficiamento, transporte e todos os processos até a venda – injete na economia do município cerca de R$ 50 milhões.

 
A produção é tão significativa que ganhou até um evento próprio: a 2ª Festa do Arroz e a 46ª Festa de São Cristóvão ocorrem de 13 a 16 deste mês, no bairro São Cristóvão. A abertura oficial será no sábado, com a realização do 1º concurso Rainha da Festa do Arroz. A escolha ocorre no salão paroquial do São Cristóvão, a partir das 21h e depois haverá baile com Bem Gaúcho, Fábio Varela e Musicamp.

 
A parte técnica do evento será aberta na sexta-feira da próxima semana, às 13h45, quando ocorrerá o 25° Seminário do Arroz. Às 20h, a atração será o show do elenco do Canta Viola. Já no sábado, às 9h, haverá a procissão de máquinas agrícolas, partindo da Copagro, no bairro Monte Castelo, encerrando com benção das máquinas agrícolas, na igreja de São Cristóvão. Exposição, almoço, sorteio de brindes, bingão e baile completam a programação do sábado.

 
No domingo, a programação prevê a realização da tradicional procissão dos motoristas, às 9h, benção dos motoristas, exposição, missa, almoço, bingão e baile com Musicamp. A Festa será encerrada no dia 16, com o baile da saudade, abrilhantado pela banda Os Mateadores.