Amanda Menger
Tubarão

A ligação entre Laguna e Imaruí pelo ferry-boat deve começar a funcionar no início de 2010. A previsão é do secretário de desenvolvimento regional em Laguna, Mauro Candemil (PMDB). Os dois atracadouros já estão prontos e foram construídos pelo governo do estado.

“A balsa ficou pronta na semana passada. Ela foi construída em Navegantes. Agora, é preciso dividi-la para que possa ser transportada e, depois de chegar a Imaruí, será soldada novamente. Este trabalho todo leva algum tempo, então, acreditamos que até o fim do mês estará pronto e a operação começará mesmo em janeiro”, explica Mauro.

O governo investiu R$ 600 mil em obras de dragagem e na construção da infraestrutura, na comunidade de Perrixil, em Laguna, e no centro de Imaruí. Foram 18 meses para realizar todo o trabalho. Em diversos momentos, a execução da obra foi interrompida por questionamentos ambientais.
A ligação dos dois municípios com o ferry-boat reduzirá o tempo de deslocamento em 30 minutos. Hoje, são necessários 40 minutos para percorrer 80 quilômetros. Com a balsa, serão dez minutos para percorrer dois quilômetros.