#Pracegover Na foto, trilho e trens
Foto: Assessoria de imprensa Ferrovia Tereza Cristina

O mês de maio é tradicionalmente marcado por uma campanha mundial de conscientização de segurança no trânsito, conhecida como Maio Amarelo. A iniciativa busca disseminar a boa convivência entre os usuários de diferentes meios de transporte para o alcance de um nobre objetivo: a segurança. Em apoio ao movimento e com foco na conscientização, a Ferrovia Tereza Cristina alerta sobre os riscos de caminhar, pedalar, fazer fotos, vídeos e outras ações, nos arredores da linha férrea.

No último mês, uma ciclista pedalava em um trecho da ferrovia, em Pescaria Brava, quando encontrou um trem em transporte. Ela estava em uma Faixa de Segurança, dentro da Faixa de Domínio, que é uma área de acesso restrito à operação ferroviária. O assunto repercutiu na região, mas foi uma questão de dias para a empresa identificar outros ciclistas, fotógrafos e pessoas caminhando neste e em outros trechos.

“Sabemos que a ferrovia proporciona lindos cenários, mas não podemos permitir o ‘turismo’ nessas áreas, por questões de segurança. Além disso, depois do ocorrido, muitos ciclistas relataram nas nossas redes sociais que vão até o local para fotografar, mas que não é confortável pedalar por conta dos trilhos. Ou seja, mesmo sabendo que há risco e que não é possível praticar o esporte, as pessoas arriscam a própria vida para ir até o local”, explica o engenheiro de segurança da FTC, André Guaresi.

O acesso aos trilhos da Ferrovia para o transporte ferroviário de cargas é restrito aos colaboradores da FTC e ou empresas terceirizadas, que passam por um processo de integração e treinamentos para atuar nessas áreas. Ainda assim, eles acessam esses locais com veículo ferroviário ou, se necessário, rodoviário e, estacionam fora da faixa de segurança e usam equipamentos de proteção individual.

A Ferrovia Tereza Cristina reforça que além dos trens de transporte de carga, circulam nos 164km de linha férrea trens e outros veículos de serviço, como também, trens turísticos operados pela Sociedade de Amigos da Locomotiva à Vapor (SALV), em qualquer horário do dia ou da noite e inclusive nos fins de semana e feriados.

“Algumas pessoas têm entrado em contato para saber os horários em que o trem circula, para poder conhecer os locais. Ressaltamos que não podemos passar esse tipo de informação, pois trata-se de uma área de segurança, onde é proibida a presença de pessoas”, alerta o engenheiro de segurança da FTC.

A Ferrovia está constantemente realizando campanhas de conscientização, a última, que segue sendo veiculada em outdoors, mídia impressa, radiofônica e televisiva, tem como slogan “Pare de pensar que vai dar tempo. Olhe o que você tem a perder. Escute o bom senso. Não arrisque sua vida”. A sequência de frases é uma forma dinâmica, usada para alertar sobre as três palavras que devem ser respeitadas antes de cruzar a linha férrea: Pare, Olhe e Escute. Àqueles que ignoram, além de cometer infração gravíssima prevista no Código Brasileiro de Trânsito, colocam a própria vida e a de terceiros em risco.

Movimento Maio Amarelo
Para fortalecer o movimento Maio Amarelo, no sábado (22) o Programa Paz na Linha da FTC promoveu uma blitz educativa, no Centro de Tubarão. A ação fez parte da programação da Campanha “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”, de iniciativa do Rotary Club de Tubarão Leste em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito de Tubarão.

O Paz na Linha é um programa da FTC, que compartilha informação com as comunidades e tem entre seus objetivos a redução do número de acidentes na linha férrea, envolvendo veículos, pedestres e motoristas. As principais atuações são em salas de aula e em cruzamentos rodoferroviários, com a distribuição de kits educativos, sempre alertando para as boas maneiras no convívio com a linha férrea e estimulando o interesse dos cidadãos por assuntos relacionados a história ferroviária. ⠀

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul