A Epagri/Ciram aprimorou a ferramenta em seu site, que agora disponibiliza probabilidade de ocorrência do fenômeno para os próximos cinco dias. Além disso, ela mostra em três mapas: probabilidade média, máxima e mínima de ocorrência.

O produto continua sendo o único do país a oferecer a previsão do fenômeno para três intensidades: geada, geada moderada a forte e geada forte. A previsão de geada para cinco dias atende demanda dos agricultores catarinenses, que, assim, podem se programar melhor para minimizar prejuízos causados nas lavouras.

Ângelo Massignam, gerente da Epagri/Ciram, explica que a geada é um fenômeno importante para a agricultura catarinense, pois sua janela de ocorrência determina os prazos ideais de plantio das principais culturas agrícolas. Além disso, por sua localização geográfica e relevo, Santa Catarina é bastante suscetível à ocorrência.

A ferramenta indica que deve ocorrer geada em Santa Catarina nesta quinta-feira (13), especialmente no Planalto Sul. A partir da sexta-feira (14), a previsão de geada se mantém nos modelos da Epagri/Ciram, perdendo força, mas ainda com indicação de ocorrência, até o domingo (16).

 

Fonte: Gov. de SC

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul