Zahyra Mattar
Imbituba

O feriado em celebração ao Dia do Funcionário Público, transferido de ontem – a data original – para a próxima segunda-feira em muitas cidades, e o de Finados, na terça, poderá alterar o cenário eleitoral brasileiro, especialmente quanto ao número de eleitores que devem comparecer às urnas.

Em contrapartida, o incremento econômico, especialmente nos municípios litorâneos, deve ser bom para o período. Além do tempo quente, os turistas são atraídos também pelos preços. As diárias estão até 40% mais baratas em relação à alta temporada.
Em Imbituba, o secretaria do desenvolvimento econômico e turístico da prefeitura, Antônio Clésio Costa, comemora a ocupação de 70% dos leitos da rede hoteleira da cidade. Em Laguna, a projeção é melhor ainda.

Na região do Mar Grosso, um dos principais balneários da cidade, os hotéis têm expectativa de chegar ao domingo com 90% dos leitos ocupados. No Farol de Santa Marta, o reduto jovem de Laguna, não há mais vagas nas pousadas e casas de aluguéis.
“Já é uma época em que o turista pode ir à praia, porque o clima ajuda. Além disso, este será um feriado mais familiar, então, muitos buscam por atividades culturais, gastronomia e comércio, o que incentiva também o deslocamento destas pessoas para outras cidades”, destaca Peterson Crippa, membro da Associação dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Laguna.

E no roteiro estão Tubarão, cujo comércio forte e diversificado atrai muitos visitantes, e Gravatal, onde a rede hoteleira também está praticamente lotada – cerca de 80% dos leitos estão ocupados – por conta das águas termais.

Acessos às principais praias estão em boas condições

Karen Novochadlo
Laguna

Quem tem planos de passar os próximos dias em alguma das praias da região pode ficar tranquilo em relação aos acessos. As prefeituras trataram de colocar as máquinas para trabalhar sem parar durante a semana para garantir boas estradas.

Em Jaguaruna, o secretário de obras, Mario Goulart Ferreira, afirma que os turistas podem vir tranquilos. “Os acessos estão em perfeitas condições”, revela. Os danos causados pela chuva do último domingo já foram consertados, o patrolamento foi refeito.

Em Laguna, a praia do Mar Grosso passou por um processo de revitalização e limpeza de passeios e praças. O secretário de obras e saneamento, José Delfino, afirma que uma máquina passará na estrada do Farol de Santa Marta hoje para retirar areia. As principais ruas das praias do Gi e do Sol estão em perfeitas condições.

Já os acessos aos balneários por Tubarão estão razoáveis. O secretário de obras de Tubarão, Nilton de Campos, afirma que a rua Aggeu Medeiros (beira-rio) foi recuperada e está em condições de tráfego. O caminho da Madre, tanto de asfalto e de chão batido, também está em boas condições.

Os motoristas devem ficar atentos à ponte de Congonhas, na divisa entre a Cidade Azul e Jaguaruna. A estrutura continua danificada e gera riscos aos motoristas e pedestres. O local, pelo lado de Tubarão, continua interditado desde setembro do ano passado.

A prefeitura chegou a barrar a passagem com montes de terra, mas a população removeu o material e continua a utilizar a estrutura, mesmo com a possibilidade de uma tragédia, conforme atestou, na época, a Defesa Civil.