#Pracegover foto: na imagem há um cão e um gato
#Pracegover foto: na imagem há um cão e um gato

Dezenas de cães e gatos estarão à espera de um novo lar durante a Feira de Adoção de Animais, realizada das 10 às 14h no Calçadão, no centro, em Tubarão. A iniciativa é idealizada pelo grupo de voluntários Patinhas Unidas.

Para fazer a adoção basta ter mais de 18 anos, levar comprovante de residência e documento de identificação. É importante ressaltar que se trata de uma adoção responsável. Portanto, os interessados na adoção devem ter espaço adequado e estar cientes que, além de ração e atendimento veterinário, os animais precisam de muita atenção e carinho.

No Brasil, embora não se tenha uma estatística oficial, o número de animais simplesmente ‘jogados fora’ e abandonados à própria sorte pode chegar a 20 milhões. Ao adotar, você ajuda a reduzir o número de cães e gatos abandonados. Geralmente os animais de rua ou de abrigos já passaram por muito sofrimento e tudo o que eles precisam é de um bom lar para serem felizes de verdade.

Adotar um animal é valorizar a vida. Um cão ou gato é capaz de sentir emoções – como dor e alegria/excitação – e por isso, sofre tanto quanto nós, humanos. É recuperar uma vida literalmente jogada fora. Ao adotar um animal carente, você ensina ao seu filho, às crianças com quem você convive, verdadeiros valores de responsabilidade, comprometimento e, sobretudo, humanidade.

A feira seguirá os protocolos de biossegurança, sendo obrigatório o uso de máscara. A feira de adoção também é uma maneira de conscientizar a população sobre a posse responsável, os cuidados com os animais e sobre abandono e maus-tratos, além de ser um mecanismo de apoio aos protetores independentes.