Braço do Norte

Considerada a maior feira agropecuária do sul do estado e segunda maior de Santa Catarina, a feira de Exposições Agropecuária do Vale de Braço do Norte e Região – Feagro Vale 2008 espera superar a marca de visitantes e negócios de 2007. O evento, que ocorre no parque de exposições Huberto Oenning até este domingo, é em parceria com o Grupo de Técnicos Agrícolas e Unibave.

Ano passado, foram 40 mil visitantes e uma movimentação de R$ 12 milhões em negócios. Só no lançamento da Feagro 2008 foram mais de 2,5 mil pessoas. Caso não chova, calcula-se um aumento de 15%. Em termos de qualidade, segundo organizadores, houve uma melhora se comparado ao ano passado.

O aumento foi de mais de dez expositores e 16 empresas que não estavam presentes em 2007 fazem parte da feira. Além dos produtores do Vale de Braço do Norte, criadores de Chapecó, Joaçaba, Jaguaruna, Planalto Serrano, Vale do Itajaí participam do evento. Os visitantes do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás também confirmaram presença.

A feira, maior expositora de Jersey da América Latina, expõe quase 400 animais. Além da raça Jersey, o gado leiteiro estará representado pela raça Holandesa, com 110 animais. De acordo com o responsável pela exposição, Írio Schuelter, a de gado de leite cresceu 30% em relação à última edição e pretende atingir a marca de 220 animais até 2010.

Entre as raças estarão Brahman, Nelore, Red Angus, Simental, Simbrasil, Pollet, Herefor, Charoles, Gir e Limousine. O tesoureiro Adir Engel afirma que durante o encontro estarão expostos cerca de 50 suínos, 200 ovinos, 70 cabeças de gado de corte e 430 cabeças de gado leiteiro.