Braço do Norte

A contagem regressiva para a Feagro 2019 começou nesta quinta-feira. A maior feira de exposição de gado Jersey da América Latina ocorre nos dias 6, 7, 8 e 9 de junho, no Parque de Exposições Huberto Oenning, no bairro Represa, em Braço do Norte. O lançamento, realizado no CTG Estância do Vale, reuniu expositores, patrocinadores, apoiadores, autoridades e comissão organizadora.

Uma das novidades deste ano ficou por conta do Espaço Celina e Edésio Oenning, um local, reservado no pavilhão do gado Jersey, para que o casal possa receber os visitantes. “É de conhecimento de todos que este casal é responsável, juntamente com outras pessoas, por impulsionar a Feagro. Como este ano eles não estarão participando como expositores, pois venderam o plantel, a comissão organizadora acreditou ser justo homenageá-los com um espaço reservado”, explicou o presidente da Feagro, Adir Engel.

Segundo um levantamento realizado são feitas no Estado 16 eventos que envolvem o agronegócio. Destas, conforme Adir, apenas quatro não contam com grandes shows nacionais para atrair público. Uma delas é a Feagro. “Nosso foco é o crescimento do produtor rural, inovação, tecnologia, conhecimento, para que possam estudar, produzir e fazer a diferença. Muitos eventos para sobreviver trocaram conhecimento por shows. Nós não queremos que isso ocorra aqui”, reforçou.

Adir também ressaltou que este ano a feira iniciará na quinta-feira e alertou os expositores que a montagem dos estantes será permitida até a quarta-feira, sem exceções.

Para o prefeito, Roberto Kuerten Marcelino, explicar a importância da Feagro é desnecessário. “É uma feira consolidada, que atrai milhares de visitantes, movimentando a economia local, colocando nosso município na vitrine para o mundo e mostrando todo o potencial dos nossos empreendedores rurais. Será sucesso mais uma vez”, enfatizou.

O município fará o repasse de R$ 100 mil para apoiar o evento. A expectativa é que sejam negociados R$ 30 milhões, com público de 50 mil pessoas. Serão expostas 320 cabeças de gado de leite, 100 de gado de corte, 100 ovinos/caprinos, 12 suínos, 20 equinos e 70 animais de pequeno porte (aves, coelhos). Além disso serão 100 expositores de agronegócio.

O evento contou com a presença do vice-prefeito, Ronaldo Fornazza, do deputado Estadual Volnei Weber, do secretário adjunto de Agricultura e Pesca, Ricardo Miotto, além do gerente regional da Epagri, Gustavo Gimi Santos Claudino, o gerente regional da Cidasc, Conrado Medeiros dos Santos, o gerente da Sicoob Credivale de Braço do Norte, Ivonir Buss, e vereadores de Braço do Norte.