Wagner da Silva
Braço do Norte

Como em todas as feiras, o objetivo principal é expor novidades e tecnologias inéditas a respeito de alguma atividade desenvolvida na cidade ou na região onde o evento é realizado. Consolidada como uma das maiores feiras do agronegócio do estado, a organização da edição deste ano da Feagro Vale (que ocorre de 3 a 7 de junho) também tem esta meta. Tanto é que este ano a feira-festa terá várias inovações.

Uma delas será a promoção de um leilão de elite do gado leiteiro. A inclusão na programação é oficializada pelo presidente da feira, Edésio Volpato. O leilão ocorrerá no terceiro dia da Feagro Vale, dia 5, sexta-feira. Apenas animais premiados participarão do evento. Até o momento, 30 bovinos estão cotados para serem leiloados, entre os quais 25 são da raça Jersey e cinco holandês.
Além desta novidade, os organizadores preparam um pavilhão apenas para a exposição de suínos, outro apenas para gado de corte e um terceiro para o restante dos animais (equinos e ovinos, entre outros). A parceria da Feagro com o CTG também rendeu frutos neste ano.

Um acordo com o patrão geral, Bertilo Borba, fez com que parte de um córrego que passava ao lado do parque da feira fosse canalizado e coberto. Isto fez com que a oferta de espaço para estacionamento fosse aumentado. Outras atrações como palestras, dois tribailes (quando três bandas animam a festa durante a noite), os shows, como os dos sertanejos Elipe e Elon e dos comediantes Fiofó e Farofinha, também integram a programação.

Aposta na feira
A edição deste ano da Feagro Vale também mostra o trabalho sério desenvolvido pelos organizadores. Isto pode ser observado na quantidade de órgãos e entidades que apostam no sucesso da feira e patrocinaram o evento. Entre os destaques, estão a prefeitura de Braço do Norte, governos estadual e federal, deputado Júlio Garcia (DEM), Casan, Cerbranorte, laticínio Da Rolt, CooperAlfa, CRV Lagoa, Tractebel Energia e Senar.