Foto: Assessoria de imprensa Tubarão Saneamento

Com a operação do Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto, os usuários contemplados na primeira etapa de obras da Tubarão Saneamento e que já receberam o aviso para conectar a residência na rede, estão recebendo, a partir desta terça-feira (05), a fatura mensal já com a tarifa referente a disponibilidade do serviço de esgoto. A primeira fatura entregue foi na Rua Lauro Muller, no bairro Passagem.

Para o tubaronense, Wolney Damiani Corrêa, síndico de um prédio com doze economias e que também já recebeu a fatura com a cobrança pelo serviço, informou que desde que receberam o aviso para realizar a obra interna, os moradores foram bem receptivos e que entenderam a importância do serviço. “Todos nós entendemos a necessidade e sabemos que é algo que chegou para melhorar a nossa qualidade de vida e que precisamos colaborar fazendo a nossa parte”, conta.

Segundo a presidente da Associação da Rua Lauro Müller e empresária, Eliane Fernandes, o serviço de esgoto representa um grande salto para o município. “Acompanhei de perto as obras de instalação das redes e me organizei para realizar a obra interna do meu estabelecimento comercial, pois sei o quanto é importante para nós e para o meio ambiente. Sabemos que o processo tem um custo e é necessário que todos nós nos conscientizemos da importância de contribuir com o serviço de esgoto coletado e tratado”, ressalta.

A Estação de Tratamento de Esgoto Figueira entrou em operação no dia 30 de outubro de 2019, em caráter de comissionamento e, a partir de julho de 2020, passou a atuar com a Licença Ambiental de Operação N° 4248/2020, concedida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina. Logo, as unidades consumidoras beneficiadas começaram a ser informadas sobre a cobrança pelo serviço.

“Uma cidade com esgoto coletado e tratado tem melhores índices de saúde, educação, mais empregos e qualidade de vida. É uma construção a longo prazo sim, mas que precisa ser iniciada em algum momento. Imaginem os resíduos das casas e estabelecimentos comerciais seguindo diretamente para o Rio Tubarão, sem tratamento. O Rio é um recurso que precisamos preservar, pois é ele quem nos fornece a água que chega nas torneiras de nossas casas”, disse o diretor da Tubarão Saneamento, Wagner Souza.

No Brasil, a proporção de municípios com serviço de esgotamento sanitário passou de 47,3%, em 1989, para 60,3%, em 2017, aponta o Instituto Trata Brasil. O que significa que milhares de litros de esgoto continuam sendo despejados no meio ambiente todos os dias. Em dados recentes, na região Sul do país, o índice de atendimento total de esgoto é de 45,2%, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

No município de Tubarão, uma cidade com 150 anos de história e mais de 105 mil habitantes (fonte: IBGE/2019), iniciou em março de 2018 as obras de implantação do Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto. Hoje, quase 17% da população já conta com a disponibilidade deste serviço. O percentual equivale a 69 milhões de litros de esgoto, por mês, que podem retornar à natureza com o tratamento adequado.

A implantação e operação do sistema, em Tubarão, realizada pela Tubarão Saneamento, segue em andamento, com expectativa de investimento de R$ 280 milhões para atender 94,68% dos tubaronenses, além dos mais de R$ 70 milhões já investidos, que permitiram executar estações elevatórias, estação de tratamento, 75km de rede de coleta, 2,8km de coletor tronco e 285 metros de emissário final.

Segundo o Instituto Trata Brasil, ter saneamento básico é um fator essencial para um país poder ser chamado de desenvolvido. Os serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos levam à melhoria da qualidade de vida das pessoas, sobretudo na saúde infantil com redução da mortalidade, melhorias na educação, expansão do turismo, valorização dos imóveis, renda do trabalhador, despoluição dos rios, preservação dos recursos hídricos e muitos outros benefícios.

Para mais informações ou em caso de dúvida, a Tubarão Saneamento pode ser acionada por meio dos telefones 0800 648 9596, (48) 3052-7400, via WhatsApp (48) 99168-5827 ou no site www.tubaraosaneamento.com.br.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul