Cemitérios de Imbituba estão prontos para o Dia de Finados.
Cemitérios de Imbituba estão prontos para o Dia de Finados.

Tubarão

Com a proximidade do Dia de Finados, nesta quarta-feira, moradores de várias cidades da região já começaram a se preparar para prestar as homenagens aos seus entes queridos. Em Tubarão, muitos aproveitaram o fim de semana para deixar tudo pronto.
 
Nos principais cemitérios da cidade, houve muita movimentação de pessoas na limpeza de túmulos. Muitos deixam para cima da hora e outros, por falta de tempo durante os dias de semana. 
 
Maria Cecília da Silva, 58 anos, viúva há quase 20 anos, agiu com antecedência. “Como já sou aposentada, aproveitei um dia na semana e fiz toda a limpeza na capela de minha família, com uma ajudante. Sabia que no fim de semana teria mais tumulto”, contou. 
 
Para quem não dispõe de muito tempo ou disposição, existem pessoas que realizam este tipo de trabalho. Geralmente, elas moram nas redondezas dos cemitérios e cobram, normalmente, de R$ 10,00 a R$ 25,00 pelo serviço. 

Em alguns municípios, mutirões foram organizados, a exemplo de Imbituba. O governo, por meio da equipe do serviço funerário, mobilizou a população e, durante a semana passada, limpou os cemitérios da cidade. 
 
Entulhos foram recolhidos e um credenciamento de ambulantes organizado. Eles venderão flores e velas no dia. O supervisor do serviço funerário, Arlei Lima, destacou a importância da colaboração dos moradores, que cumpriram a lei que não permite a construção ou reforma nos cemitérios entre os dias 20 de outubro e 10 de novembro. “Este ano, tudo ocorreu na mais perfeita ordem, a população respeitou as regras com dedicação”, elogia.