Wagner da Silva
Braço do Norte

Os 180 anos da família Michels no Brasil será apresentada neste domingo, em Braço do Norte, quando boa parte da família deverá reunir-se em uma missa na igreja matriz Nosso Senhor do Bom Fim, às 9 horas, e, posteriormente, em um almoço no bairro Rio Bonito.
Um dos organizadores do encontro dos Michels, o comerciante Atílio Michels, prevê que o evento deverá reunir pelo menos 350 pessoas. “A ramificação da família Michels é grande. Será uma grande confraternização”, ressalta Atílio.

Foi a curiosidade de conhecer as origens da família que motivou o padre Evair Michels a escrever um livro sobre os parentes. Na obra, ele conta a história que iniciou com Matias Michels e Katharina Britz. Nascidos na vila de Ptosterath, na região de Trier, na Alemanha, o casal foi o único da família a desembarcar no Brasil, mais especificamente em Desterro (hoje Florianópolis), em 1828.

O casal teve quatro filhos: Anton casou com Ângela Katarina Arns; Heirich casou duas vezes – primeiro com Ana Bárbara Arns e depois com Elisabeth Philippi; Francisco desposou Maria Kehrig e Maria foi esposa de Philipp Joseph Arns. Os descendentes dos quatro “primeiros Michels” no Brasil formaram famílias e deram continuidade à história. Hoje, são mais de 24 mil nomes, 14 mil deles aparecem no livro.

O material escrito por padre Evair consumiu oito anos de pesquisa e recebeu a colaboração de aproximadamente 90 pessoas. Atílio, que esteve recentemente no local de origem da família, afirma que o resgate histórico pode mudar os conceitos. “Quem não conhece o seu passado não planeja o futuro. Este estudo sobre a origem dos Michels também serviu para que eu resgatasse muito da minha própria história”, avalia o comerciante.

O livro da história da família Michels estará à venda ao preço de R$ 50,00 no local do encontro e, posteriormente, na Relojoaria Suíça, em Braço do Norte. Mais informações sobre o lançamento do livro e o almoço podem ser obtidas pelos telefones (48) 3658-2163 ou 3658-3929.