Não foi só com o seu aparelho de celular, nesta segunda-feira (4), os aplicativos do WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram e ainda estão fora do ar em diversas partes do mundo. Esses três apps, que pertencem ao conglomerado do Facebook, estão instáveis desde o início da tarde. Ainda não se sabe o motivo para a instabilidade nos serviços.

Por meio de sua conta oficial no Twitter, o Facebook confirmou a queda global. “Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para voltar ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, informou a empresa.

De acordo com o site Down Detector, que monitora o funcionamento de sites, apresenta o problema como algo generalizado e que parece ser causado por um erro no Sistema de Nomes de Domínio (DNS, na sigla em inglês). O assunto da instabilidade é o mais comentado do Twitter no Brasil, com mais de um milhão de postagens.

O ‘apagão’ atinge os aplicativos para Android e iOS quanto os sites acessíveis pelo navegador no celular e no PC. As plataformas apresentaram instabilidade em outros períodos de 2021. Em agosto, o Facebook teve uma falha na ferramenta de pesquisa do site. Dois meses antes, houve um problema simultâneo no WhatsApp, Facebook e Instagram. No quarto mês do ano, a queda no sistema das redes do grupo se repetiu.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul