Braço do Norte

Maior produtora de gado Jersey do Brasil, Braço do Norte sedia a partir de hoje até domingo a maior exposição da América Latina, com 390 animais. A exposição faz parte da Feira e Exposição Agropecuária do Vale de Braço do Norte e Região (Feagro), no Parque de Exposição Huberto Oenning.

Além da raça Jersey, o gado leiteiro também estará representado pela raça Holandesa, com 110 animais.
De acordo com o responsável Írio Schuelter, a exposição de gado de leite cresceu 30% em relação à última edição, realizada em 2007, mesma percentagem registrada no crescimento do Núcleo de Criadores de Jersey, que pretende crescer 100% até 2010.

A exposição de gado de corte também será expandida. “O número de cabeças de gados de corte aumentou 100%. Este ano temos 65 animais”, ressalta Schuelter. Entre as raças estarão Brahman, Nelore, Red Angus, Simental, Simbrasil, Pollet, Herefor, Charoles, Gir e Limousine.

Os expositores, em sua maioria, vão com a finalidade de comercialização, já que muitos criadores de raças leiteiras vão para concorrer a premiações. Participam ainda criadores de Chapecó, Joaçaba, Jaguaruna, Planalto Serrano, Vale do Itajaí e são esperados visitantes, já confirmados, do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, além de várias partes do estado catarinense.

Prova da grande expectativa da comissão organizadora, em receber um público de mais de 40 mil visitantes, é que todos os hotéis da região estão com lotação máxima confirmada dias antes da feira.

Ventos
Na madrugada de ontem, ventos fortes atingiram Braço do Norte. Nada foi registrado no Corpo de Bombeiros. Mas, no Parque da Expovale, vários estragos foram contabilizados no que se refere às montagens para a Feagro Vale.