Bertoldo Weber
Rio Fortuna

As comemorações dos 50 anos de Rio Fortuna e a realização da Expofortuna 2008, lançada oficialmente nesta sexta-feira com a presença de autoridades, teve um brilho especial com o lançamento do livro 50 anos de Rio Fortuna: Resgatando as origens, cultivando valores, alicerçando o futuro… e contou, ainda, com a liberação de R$ 95 mil por parte do governo estadual para a aquisição de um veículo para a saúde. O governador Luiz Henrique da Silveira almoça com os riofortunenses neste sábado.

O livro conta a trajetória da cidade e um dos patrocinadores da obra foi o governo estadual. O lançamento ocorreu durante o 2º Encontro de Estudos sobre a Imigração Alemã. O livro foi escrito por membros da comunidade que conheceram o desenvolvimento: o professor Ignácio Ricken; a religiosa Elizebeth Vandresen; o administrador Marcos Vandresen; e os professores Paulino Vandresen, Silvia Raquel Roecker Warmeling e Tatiane Dirckesen Riecken, além do prefeito Neri Vandresen.

Com mais de 400 páginas, o livro retrata fatos relevantes do município de colonização germânica, como entre 1916 e 1931, em que as escolas ensinavam o alemão e o português, disciplinas na grade curricular. Outro fato é a influência da religião católica, já que se formaram 36 sacerdortes e 43 religiosas na cidade.
Luiz Henrique, ao almoçar em Rio Fortuna, assina o convênio de R$ 95 mil com a prefeitura para aquisição de veículo.