Amanda Menger
Tubarão

O encontro foi a portas fechadas, mas os dois participantes, o presidente da câmara de vereadores de Tubarão, João Fernandes (PSDB), e o prefeito Dr. Manoel Bertoncini (PSDB), ficaram satisfeitos com o resultado. A intenção da reunião, que durou cerca de uma hora e meia, era melhorar a sintonia entre os chefes do executivo e do legislativo da Cidade Azul.

“A reunião foi muito boa. Nós conversamos sobre a prefeitura, a câmara, o partido e de compromissos assumidos em campanha. Um dos assuntos que tratamos foi o Programa de Desenvolvimento Econômico de Tubarão (Prodet). Dr. Manoel pediu que eu envie o projeto de lei para ele, para que a proposta venha para câmara como urgência urgentíssima. O prefeito gostou bastante e deu garantias de que o Prodet será implantado”, revela João.

Um dos principais assuntos foi as críticas feitas pelo presidente da câmara a respeito do trabalho de alguns secretários da prefeitura. “Eu expus a minha opinião e Dr. Manoel entendeu e concordou comigo que é preciso mais agilidade nas respostas”, afirma João. Para melhorar a relação entre os dois poderes, o prefeito sugeriu a realização de uma reunião entre os secretários, o presidente da câmara e o próprio prefeito. Ainda não há data para o encontro. Além disso, João fará visitas semanais a prefeitura.

Segundo João, o prefeito reafirmou o compromisso com a construção de uma ponte e de uma creche na região da Guarda. “Ele disse que, em breve, deve ser licitada a elaboração dos projetos. Também garantiu que Tubarão terá um distrito industrial. Se eu já tinha confiança no Dr. Manoel, agora aumentou”, reforça o presidente da câmara.

Política
A reunião também tratou de política e do apoio do presidente do legislativo tubaronense, João Fernandes (PSDB), ao pré-candidato a deputado estadual Carlos Stüpp (PSDB). “Dr. Manoel quer que eu me aproxime de Stüpp. Ele (Manoel) quer o partido forte”, adianta João. O presidente não confirma se será cabo eleitoral do ex-prefeito. “Vamos conversar sobre isso”, despista João.