Os problemas pulmonares, muitas vezes, não são considerados pela população, que atribui aos sintomas diversos fatores, como fora de forma, mal-estar passageiro ou até envelhecimento. Situação que necessita de avaliação médica e tratamento. Para auxiliar no diagnóstico, o Complexo Médico Provida é o primeiro na região a oferecer uma tecnologia exclusiva para diagnóstico do aparelho respiratório: a Pletismografia.

“A pletismografia, ou prova de função pulmonar completa, é um exame mais abrangente, porque faz a parte da espirometria ou prova de função simples e também mede os volumes pulmonares e parâmetros relacionados à oxigenação. É uma avaliação diferenciada e tem diversas aplicações em doenças respiratórios como: intersticiais do pulmão, como a fibrose pulmonar e as alterações relacionadas ao pós-covid. Além disso, avalia pré-operatórios e comprometimentos pelo enfisema pulmonar”, define o pneumologista, Dr. Filipe Viana Corrêa (CRM: 15.088/ RQE: 11.593).

O referido exame também é indicado para avaliar a função pulmonar completa, determinar os volumes pulmonares e as resistências das vias aéreas; medir a capacidade dos pulmões em transferir o oxigênio para o sangue, auxiliar no diagnóstico de doenças obstrutivas, como a asma e doenças restritivas, como a fibrose pulmonar e outras aplicações, tais como:

– determinar as pressões respiratórias máximas;
– investigar as causas de dispneia;
– detectar e quantificar a existência de hiperinsuflação pulmonar;
– detectar e quantificar o aprisionamento de ar;
– avaliar a resposta ao tratamento ou à fisioterapia respiratória e outras aplicações.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Provida