Ex-catadora de latinhas faz EAD e vira coordenadora de Marketing

Itu (SP)

O EAD, Ensino a Distância, mudou a vida de Daniela Roberta Tavernaro Bernardi Valerio, de 38 anos.

Ex-recepcionista, catadora de latinhas, babá e entregadora de panfletos, ela sonhava em cursar uma faculdade, mas não tinha tempo nem dinheiro para pagar o curso… e estava desistindo dos estudos.

“Eu era recepcionista em uma empresa e, para complementar o salário, entregava jornal, panfletos, recolhia latinhas em festas para vender e era babá nas horas vagas. Não tinha como me deslocar todos os dias para estudar.”

Até o dia em que ela viu na rua um papel sobre graduação pelo Ensino a Distância e resolveu se matricular no curso de processos gerais da Unopar de Itu (SP) porque era mais barato.

“Vi o informativo, liguei na instituição e percebi que o estudo a distância era mais barato. Além disso, eu poderia conciliar os diversos trabalhos adicionais que eu executava.”

De volta aos estudos

Ela voltou a estudar em 2004 e os logo vieram os primeiros resultados.

“Logo que eu comecei a graduação, consegui um emprego melhor, e reduzi a minha carga de trabalho adicional. Eu tenho certeza de que só conquistei esse emprego porque estava fazendo faculdade.”

De recepcionista, Daniela passou a assistente de projetos de uma companhia desenvolvedora de softwares, cargo que ocupou por três anos.

Chegou a fazer até viagens internacionais a trabalho. Nesse período, ela buscou mais especialização.

Concluiu um MBA em projetos e outro em comunicação, dessa vez presencial.

Coordenadora de Marketing

Em seguida ela foi trabalhar numa empresa do segmento educacional. Entrou como analista pleno e, há seis meses, assumiu o cargo de coordenadora de marketing.

“Quando as coisas começaram a acontecer na minha vida, eu vi que atrás daquele morrinho que eu vivia, existia um mundo de oportunidade. Ao escalar esse morrinho, vejo tudo o que eu tinha pela frente”, declara.

E a coordenadora de marketing quer mais.

Agora ela cursa graduação em pedagogia e pós-graduação em gestão de projetos. Ambos EAD.

“Minha próxima meta de vida é começar a dar aula. Quero ajudar outras pessoas a mudarem de vida também”, completa.