Tubarão

A terceira edição da Feira do Livro ocorre entre os próximos dias 8 e 14. No entanto, a abertura oficial ocorre nesta quinta-feira (7), com dois grandes eventos: o lançamento do livro “Em Nome da Poesia”, e a inauguração da exposição “ImaginariaMENTE”.

O livro, 25 ª obra do autor Alcides Buss e cujo lançamento ocorre no Centro Municipal de Cultura Willy Zumblick (CMC), a partir das 19h30, traz fatos que marcaram a vida do autor e de pessoas que dela fazem ou fizeram parte, com textos curtos que relatam esta trajetória, datados entre 1950 e 2016. Alcides é natural de Salete, professor aposentado de Teoria Literária na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretor da Editora da universidade, além de atuar como professor de Literatura Brasileira e de Teoria Literária na Univille. Foi ainda finalista do Prêmio Jabuti, em 2000, com o livro “Cinza de Fênix e Três Elegias”, assim como recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, o Prêmio Manuel Bandeira, o Mérito Cultural Cruz e Souza e o Prêmio Fernando Pessoa, dentre outros.

Ainda no CMC, será aberta a exposição “ImaginariaMENTE”, dos artistas plásticos Lilian e J.B. Guedes, que, de forma interligada ao lançamento do livro de Alcides Buss, mostra as pinturas abstratas, com uma explosão de cores e de positividade se relacionando diretamente com o público. “Considero que não basta apenas mostrar a produção, é necessário engajar o espectador e envolvê-lo nas proposições artísticas”, destaca Lilian.

J.B. Guedes traz composições surrealistas no trabalho, com pinturas e desenhos que exploram o imaginário dos sonhos e das fantasias. Nos dois eventos, o Coral Municipal realizará apresentações aos presentes.

A exposição “ImaginariaMENTE” poderá ser visitada de forma gratuita no horário de funcionamento do CMC, de segunda a sexta-feira das 13 às 22 horas, até o dia 29.