A quantidade de cinzas no estado gaúcho não é tão grande quanto a registrada na região de Tubarão no mês passado
A quantidade de cinzas no estado gaúcho não é tão grande quanto a registrada na região de Tubarão no mês passado

 

Karen Novochadlo
Tubarão
 
Mais uma vez, as cinzas do vulcão chileno Puyehue passaram fronteiras, e chegaram até o Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira de madrugada, alguns voos tiveram que ser cancelados na Argentina. Desta vez, as chances de chegarem a Tubarão são remotas. Isso porque o vento deve levá-las para o oceano. 
 
“Há uma grande quantidade de cinzas no outro estado”, relata o climatologista Rafael Marques. Mas, ainda assim, é menor que a quantidade registrada em outras situações. 
 
De acordo com relatório do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina (Inta), desde junho, o vulcão expeliu 1,460 milhões de metros cúbicos de cinzas. Esta quantia é o suficiente para encher 925 estádios, da grama ao topo da arquibancada.
 
No último mês, as cinzas chegaram à região de Tubarão. Os aeroportos localizados em Joinville, Florianópolis e Criciúma chegaram a ficar fechados. A substância sílica que compõe a cinza, quando entra nas turbinas, transforma-se em vidro e provoca um travamento. Além de Tubarão, o fenômeno  foi registrado em Braço do Norte, São Ludgero, Capivari de Baixo, Sangão e Treze de Maio.
 
As cinzas de outubro foram trazidas pelo jato polar. Com a estabilidade do ar em níveis inferiores, devido ao sistema de alta pressão que atua sobre boa parte da Argentina, Uruguai e sul do Brasil, a cinza vulcânica passou a fazer parte da névoa seca que fica sobre o litoral.
 
Tempo instável 
Planejou pegar uma praia no ‘feriadão’? Infelizmente, são altas as chances de o tempo não colaborar. A previsão da Epagri/Ciram é de que continue instável até terça-feira. Sábado, no início da tarde, deve abrir um solzinho. Mas, para o domingo, as probabilidades de chuvas são grandes e maiores ainda na segunda-feira. As chances de temporal são elevadas. A temperatura deve ficar em torno de 25º C.