Foram quase 20 grupos que deram o clima de festa para os amigos e integrou as pessoas que passaram pela avenida Marcolino Martins Cabral  -  Foto:JB Guedes/CDL Tubarão/Divulgação/Notisul
Foram quase 20 grupos que deram o clima de festa para os amigos e integrou as pessoas que passaram pela avenida Marcolino Martins Cabral - Foto:JB Guedes/CDL Tubarão/Divulgação/Notisul

Tubarão

O sucesso do Stammtisch, realizado neste fim de semana em Tubarão, já faz os organizadores pensarem em uma nova edição. Em 2016, ainda não confirmado oficialmente, o evento deve integrar a programação de aniversário da Cidade Azul, celebrado em 27 de maio.

Foram quase 20 grupos, entre motociclistas, de carros antigos, fuscas, Rotary, Unisul, Senac e confrarias de chopp que deram o clima de festa para os amigos de cada grupo e integrou as pessoas que passaram pela avenida Marcolino Martins Cabral no trajeto entre a rua São Manoel até a Tubalcain Faraco. 

A animação foi a marca registrada do evento que ocorreu no centro da cidade. Quem colocava o pé na avenida, já sentia o cheiro de algumas comidas, especialmente dos churrascos, entre os vários tipos preparados por cada um. Foi quase um festival gastronômico. Não faltaram aqueles que registraram os momentos ao lado dos fuscas e carros antigos. 

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Luciano Menezes, o Stammtisch apesar de ter sua definição de realização em curto espaço de tempo, conseguiu cumprir seu objetivo de reunir os grupos em torno de uma festa de rua como manda a tradição deste tipo de evento. “Foram a descontração, as conversas, os encontros de amigos e o entrosamento entre os grupos o ponto forte do evento que, certamente, ficará marcado na memória de todos que participaram”, conclui. 

O evento foi realizado pela CDL com apoio da prefeitura.

O termo
Na cultura da Alemanha e Áustria, o Stammtisch (‘mesa cativa’ em alemão) é um local de encontro reservado em um bar ou restaurante para um grupo de pessoas que se reúnem para beber, comer e conversar. O termo Stammtisch é formado pela junção das palavras do alemão stamm (em português tronco ou tribo) e tisch, que significa mesa. Em uma tradução literal, “mesa de tronco” ou “mesa da tribo”. O termo Stammtisch também é usado no sentido de uma mesa-redonda como plataforma de discussão.

Diferencial brasileiro
O evento, no formato como é realizado no Brasil, não existe em nenhuma outra parte do mundo. Deixando de lado o nome original germânico “Strassenfest mit Stammtischtreffen”, passou a se chamar apenas Stammtisch (ou Encontro de Stammtische) e passou a ser considerado uma “celebração à amizade”.