Estudantes do curso técnico em Administração do SENAI de Tubarão ficaram em primeiro lugar no Desafio SENAI de Projetos Inovadores (DSPI). O desafio envolveu 2,6 mil projetos de todo o Brasil e estudantes catarinenses conquistaram seis das nove premiações. A proposta do prêmio é fomentar o uso da Metodologia SENAI de Educação Profissional e o empreendedorismo como processo de inovação pela educação. Os estudantes catarinenses venceram as três categorias.

O projeto que deu aos estudantes o primeiro lugar no desafio tinha o objetivo de realizar adaptações com segurança e ergonomia em máquina de costura para utilização dos cadeirantes paraplégicos, além de proporcionar ao empregador do setor têxtil possibilidades de acessibilidade a fim de facilitar a contratação desses cadeirantes e facilitar o acesso dos cadeirantes no mercado de trabalho.

Para o professor e coordenador dos trabalhos realizados em Tubarão, Marcos Fortunato, este é um projeto muito especial para todos nós, pois desde o início os estudantes do curso técnico em Administração, buscaram estudar e desenvolver algo que gerasse um impacto social.

O estudante e integrante do grupo ganhador do projeto, Marcelo Batista Filho, afirma que ter ganho este desafio é uma honra imensa. “Representar o SENAI de Tubarão e o SENAI de Santa Catarina em nível nacional e ainda colocar o curso técnico de Administração em primeiro lugar é algo inigualável para nós. Somos gratos ao SENAI, ao corpo docente e a coordenação por terem nos proporcionado a todo momento infraestrutura, incentivo e apoio. Se chegamos até aqui foi porque esses gigantes que nos acompanharam, nos colocaram sobre seus ombros”, com certeza, completa ele.

Marcelo, agradece ao SENAI de Tubarão e ao SENAI de modo geral por proporcionar programas e desafios como esses que incentivam e instigam os estudantes a buscarem sempre por mais. “Mais uma vez obrigado pelo apoio, somos gratos e agradecidos por tudo”.

O gerente de operações do SENAI, Valmir Cabral, explica que o SENAI possui inúmeras possibilidades de desenvolvimento para o empreendedorismo e inovação. “Programas como o DSPI, fazem com que alunos e professores possam extrapolar o ambiente de sala de aula em aplicações práticas e direcionadas para a solução de problemas complexos da comunidade e das indústrias. Estamos muito felizes e orgulhosos do resultado obtido, certos de que continuaremos incentivando a comunidade escolar em iniciativas como essa”.

“Os projetos integradores aliam a teoria à prática; faz com que o estudante experimente no ambiente escolar os desafios que vai encontrar no mercado de trabalho”, explica o diretor regional do SENAI e diretor de educação e tecnologia da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Fabrizio Machado Pereira. “Os alunos trabalham a criatividade, a pesquisa e o trabalho colaborativo. Neste contexto, o estudante chega às empresas mais preparado, garantindo assim melhores condições de empregabilidade”, acrescenta.

Os projetos integradores são atividades práticas nas quais os estudantes resolvem problemas reais, buscando soluções integradas de diversas disciplinas ou áreas do conhecimento. Neste contexto, eles desenvolvem conhecimentos teóricos, habilidades de realizar as tarefas e as atitudes esperadas no ambiente profissional. São comportamentos como a autonomia na busca de soluções, capacidade de trabalho em equipe. Como resultado, há a entrega de uma solução (um protótipo) para o desafio (problema) escolhido. Os projetos são desenvolvidos dentro das situações de aprendizagem do curso do aluno.

Além de terem sido campeões nas três categorias realizadas – aprendizagem industrial, curso técnico, curso superior, os estudantes catarinenses conquistaram mais dois vice-campeonatos e um terceiro lugar.

Veja a classificação final nas três categorias:

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
1º lugar – projeto EYE S EPI (SC – Caçador)
2º lugar – projeto GAIA (SC – Caçador)
3º lugar – projeto SUP OXI (RJ)
CURSO TÉCNICO
1º lugar – projeto ADAPTMAK (SC – Tubarão)
2º lugar – projeto TIE UP CARGO (SP)
3º lugar – projeto RECYCLE TREE (SC – São José)
CURSO SUPERIOR
1º lugar – projeto HORTA 4.0 (SC – Chapecó)
2º lugar – projeto RECICLAGEM PLA (SC – Joinville)
3º lugar – projeto TAGSOLUM (MT)

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Fonte Senai